BEGIN:VCALENDAR
VERSION:2.0
PRODID:-//Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada - ECPv5.7.0//NONSGML v1.0//EN
CALSCALE:GREGORIAN
METHOD:PUBLISH
X-WR-CALNAME:Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
X-ORIGINAL-URL:https://bparpd.azores.gov.pt
X-WR-CALDESC:Events for Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
BEGIN:VTIMEZONE
TZID:Atlantic/Azores
BEGIN:DAYLIGHT
TZOFFSETFROM:-0100
TZOFFSETTO:+0000
TZNAME:+00
DTSTART:20220327T010000
END:DAYLIGHT
BEGIN:STANDARD
TZOFFSETFROM:+0000
TZOFFSETTO:-0100
TZNAME:-01
DTSTART:20221030T010000
END:STANDARD
END:VTIMEZONE
BEGIN:VEVENT
DTSTART;TZID=Atlantic/Azores:20220321T183000
DTEND;TZID=Atlantic/Azores:20220909T183000
DTSTAMP:20260717T182650
CREATED:20220318T112846Z
LAST-MODIFIED:20220913T090957Z
UID:4126-1647887400-1662748200@bparpd.azores.gov.pt
SUMMARY:Exposição “Armando Côrtes-Rodrigues: reflexos”
DESCRIPTION:A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura a 21 de março\, às 18h30 a exposição Armando Côrtes-Rodrigues: reflexos\, com intuito de promover a obra e o espólio deste intelectual açoriano. \nA iniciativa é comissariada por Pedro Paulo Câmara e conta com a colaboração do Museu Carlos Machado. \nNa abertura da exposição O Colectivo e o ator Mário Sousa\, com realização de Eleonora Marino Duarte\, apresentam uma intervenção artística em torno das cartas de Fernando Pessoa a Armando Côrtes-Rodrigues. \nO evento conta ainda com a apresentação pública do livro de atas da mesa-redonda Armando Côrtes-Rodrigues e o reflexo da sua açorianidade\, realizada a 6 de novembro de 2021\, no auditório da BPARPD. \nNas palavras do comissário desta exposição\, Armando Côrtes-Rodrigues é um nome incontornável no panorama literário açoriano e nacional. Conscientes da sua importância cultural e reconhecendo a riqueza da sua obra no que diz respeito à diversidade de géneros trabalhados\, às temáticas abordadas e aos “outros” criados\, bem como admitindo a significância da sua ação ao nível da recolha etnográfica e da salvaguarda da identidade açoriana\, pretendemos a criação de uma exposição que dignifique o legado do homem e do autor. Num tríptico metafórico\, pretende-se a criação de um espaço expositivo que concilie a documentação\, o objeto e o homem-visitante\, contemplativo e agente de cultura\, produto e produtor\, consciente. \nA exposição estará patente até 9 de setembro de 2022.
URL:https://bparpd.azores.gov.pt/evento/exposicao-armando-cortes-rodrigues-reflexos/
LOCATION:Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada\, Largo do Colégio S/N\, Ponta Delgada\, São Miguel\, 9500-054\, Portugal
CATEGORIES:Exposições
ATTACH;FMTTYPE=image/png:https://bparpd.azores.gov.pt/wp-content/uploads/2022/03/capa-evento-FB-01-1.png
END:VEVENT
BEGIN:VEVENT
DTSTART;TZID=Atlantic/Azores:20220613T180000
DTEND;TZID=Atlantic/Azores:20220613T180000
DTSTAMP:20260717T182650
CREATED:20220531T155222Z
LAST-MODIFIED:20220701T112438Z
UID:4208-1655143200-1655143200@bparpd.azores.gov.pt
SUMMARY:Clube de Leitura - Encontro nº3
DESCRIPTION:A Biblioteca Pública e o Arquivo Regional de Ponta Delgada\, promove o terceiro encontro do Clube de Leitura\, a ter lugar no dia 13 de junho pelas 18h na sala multimédia. \nO livro A Geração da Utopia de Pepetela é o ponto de partida para uma abordagem critica e integrada da literatura de expressão portuguesa em Africa. A mediadora da sessão é Iva Matos Cogumbreiro. \nA Geração da Utopia\, acompanha quatro décadas da vida de angolanos que participaram na luta pela independência do seu país e que idealizaram uma sociedade mais justa\, mas que se depararam com a instrumentalização da independência em beneficio individual\, acrescida dos recorrentes problemas sociais. É o retrato histórico do processo sociopolítico pós-colonialista de Angola e a desconstrução de utopias outrora sonhadas. \nPepetela\, pseudónimo de Artur Pestana dos Santos (Benguela\, Angola\, 29 de outubro de 1941)\, frequentou o ensino superior em Lisboa\, mas por motivos políticos foi obrigado a sair de Portugal. Exilado em França e na Argélia\, onde se licencia em Sociologia\, trabalhou ativamente na representação do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e no Centro de Estudos Angolanos que ajudou a fundar.  Participou ativamente na governação de Angola independente. As suas obras refletem as marcas do colonialismo\, a luta pela independência e denunciam os problemas sociais do país nas diversas fases do pós-guerra e de partido único de pendor soviético. Vencedor do Prémio Nacional de Literatura de Angola e do Prémio Camões em 1997 é um dos mais conhecidos escritores contemporâneos de língua portuguesa\, pela totalidade de sua produção e pela presença no mundo através de traduções para diversos idiomas. \nIva Matos Cogumbreiro\, bibliotecária\, é leitora assídua de livros de autores africanos\, com especial destaque para os que retratam as idiossincrasias das sociedades africanas emergentes do colonialismo. Tem dupla nacionalidade\, angolana e portuguesa\, e muitos dos romances de Pepetela\, Manuel Rui\, Agualusa e Ondjaki confundem-se com a sua história pessoal. \n  \nO Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países: \n(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor\, crítico e criativo; (3) incentivar o debate\, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável\, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes\, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.
URL:https://bparpd.azores.gov.pt/evento/clube-de-leitura-encontro-no3/
LOCATION:Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada\, Largo do Colégio S/N\, Ponta Delgada\, São Miguel\, 9500-054\, Portugal
CATEGORIES:Promoção do Livro e da Leitura
ATTACH;FMTTYPE=image/png:https://bparpd.azores.gov.pt/wp-content/uploads/2022/05/site_bparpd.png
END:VEVENT
END:VCALENDAR