Skip

Outras Livrarias

Na correspondência recebida e expedida por esta Biblioteca e Arquivo, constata-se a benevolência dos cidadãos para com a sua Biblioteca.

Algumas doações remontam ao início do séc. XX, como é o caso dos livros oferecidos por Aristides Moreira da Mota (1855-1942) os quais, por não terem informação por parte do seu doador para constituírem um núcleo autónomo dos restantes, foram englobados no chamado Fundo Geral. Caso idêntico aconteceu à doação de periódicos, efetuada por Francisco Maria Supico (1830-1911).

Existem ainda outras pequenas Livrarias que, apesar de individualizadas, não foram ainda sujeitas a tratamento técnico, por razões que se prendem, basicamente, à importância do seu conteúdo. É o caso das livrarias de Stanley Fletcher e Mrs. Hayes, constituídas, na sua maior parte por títulos que abrangem vários géneros literários, em língua inglesa.

O mesmo se passa com um conjunto de livros oferecidos por Eugénio Vaz Pacheco do Canto e Castro (1863-1911), em 1902, de mais de 800 volumes, cuja maior parte foi, na época, integrada no Fundo Geral, atendendo ao reduzido número que atualmente se encontra individualizado, como lhe tendo pertencido.

Anexos