Skip
Oficina de Genealogia

“Sê um detetive do passado e descobre as tuas raízes familiares. Vem conhecer os documentos que ajudam a fazer história da família e aprender a fazer tua árvore genealógica.” Esta oficina pretende dar a conhecer, aos mais novos, o que é, para que serve e como se começa a fazer a nossa genealogia. Através de…

O Dragão das Mil Flores

Um dragãozinho anda triste, porque não consegue deitar fogo pela boca, como acontece com todos os outros dragões. Parte à procura de quem o ensine a cuspir fogo e acaba por encontrar uma bruxa boa, que lhe promete uma solução mágica para o seu problema. Através de exercícios de relaxamento seguidos de uma atividade de…

Troca-Histórias

O Troca-Histórias é uma personagem traquina e que adora brincar com as histórias que todos nós conhecemos bem. Com a participação de todas as crianças conta histórias e troca-as para testar a sua atenção. Começa uma história para logo desafiar cada criança a continuar a contá-la. Por fim… convida as crianças a descobrir uma nova…

Será que vais conseguir?

Que tarefa complicada a do Osvaldo: levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira. Para tornar mais difícil a sua tarefa, vai ter de atravessar um rio numa barca pequenina. Será que vai conseguir? Conta, conta! Atividade que procura a solução do “problema” utilizando…

Procura e Encontra: pesquisa orientada para crianças e jovens

Atividade de pesquisa orientada que pretende fomentar a correta utilização do catálogo on-line da BPARPD. Pretende-se desenvolver a capacidade de pesquisa e orientação na procura da informação que se encontra na biblioteca. Oficina de formação de utilizadores. Participantes 25 crianças (1 turma) | Duração: 90 min. | Público-alvo: 8 aos 18 anos

Objetos Tagarelas

Uma caixa “mágica” encerra vários objetos de diferentes lugares e várias famílias. Todos pertenceram a alguém. Todos têm um nome e uma história para contar. Aos pares, as crianças vão construir e registar a história do encontro dos seus objetos. O que irá acontecer? Uma história com certeza! Oficina de escrita criativa. Livro utilizado: “Da…

O Ar lá em cima

Esta oficina decorre num espaço “mágico”, decorado propositadamente para o efeito. A partir de dois contos e com a ajuda dos habitantes do AR LÁ EM CIMA (a Menina do Ar e o Pássaro da Alma), as crianças irão desenvolver, experienciar e expressar valores como a amizade, partilha e respeito, presentes nas duas histórias. Livros…

Histórias Coloridas

Esta atividade vai permitir dar cor às histórias sonhadas e imaginadas pelas crianças. Com a ajuda de um baralho de cartas mágicas, repletas de heróis fantásticos, palavras poderosas e objetos mágicos, irão surgir maravilhosas aventuras coloridas pela imaginação de cada criança. Livro utilizado: “Florinha de luz” e jogo “A arca dos contos”. Participantes 25 crianças…

Fábulas de La Fontaine

Oficina de promoção do livro e da leitura que visa dinamizar algumas das fábulas escritas por Jean de La Fontaine utilizando como estratégias o conto, a dramatização e o jogo. Pretende-se que a criança tome conhecimento de quem foi La Fontaine e que interprete as personagens das fábulas a dinamizar. Fábulas: O Leão e o…

Dar Cartas ao Livro

Num jogo muito especial são distribuídas pelas crianças cartas com imagens. Pondo à prova a sua imaginação, ordenam o seu “jogo” criando, em conjunto, uma história. Chegou a altura do livro revelar o seu “jogo” também, contando a sua versão. Oficina que procura desenvolver a criatividade e a imaginação através da leitura de imagens e…