Skip
Teófilo Braga (1843-1924)

Nasceu a 24 de fevereiro de 1843 na cidade de Ponta Delgada, São Miguel. Foi professor, erudito, escritor e político. Cedo começa a dar os primeiros passos na vida literária, escrevendo para diversos periódicos como a Estrela Oriental (onde publica a sua primeira poesia intitulada A canção do guerreiro), O Meteoro e O Santelmo. É…

Outras Livrarias

Na correspondência recebida e expedida por esta Biblioteca e Arquivo, constata-se a benevolência dos cidadãos para com a sua Biblioteca. Algumas doações remontam ao início do séc. XX, como é o caso dos livros oferecidos por Aristides Moreira da Mota (1855-1942) os quais, por não terem informação por parte do seu doador para constituírem um…

Hermano Freire Temudo Machado (1894 – 1981)

Nasceu na Ribeira Grande ilha de S. Miguel, a 8 de março de 1894, faleceu 14 dias do mês de outubro de 1981. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, foi presidente do Tribunal da Relação de Coimbra e membro do Conselho Superior da Magistratura. Em 6 de Maio de 1918 tomou posse do lugar…

José Joaquim de Sena Freitas (1840 – 1913)

Nasceu em Ponta Delgada. Foi escritor e polemista, com extensa produção ensaística e jornalística. A sua vasta obra abrange as áreas da Literatura, Filosofia, Teologia, Pedagogia e combatendo em todas estas frentes em defesa de princípios e ideais inspirados nos Evangelhos e no magistério da Igreja. Era filho de Bernardino José de Sena Freitas e…

António Roberto de Oliveira Rodrigues (1901-1990)

Nasceu a 7 de junho de 1901 na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Ficou conhecido pela sua paixão pelo teatro e por toda a atividade que desenvolveu em redor desta arte. Foi um ator, encenador e ensaiador. Frequentou o Liceu de Angra do Heroísmo, onde viveu enquanto seu pai (Rodrigo Rodrigues) prestou…

Natália Correia (1923 – 1993)

A 13 de setembro de 1923 nasce nos Açores, na ilha de São Miguel, a escritora que viria a dar um dos maiores contributos para a cultura portuguesa do século XX, Natália Correia. Parte para Lisboa com 11 anos de idade, na companhia de sua mãe e irmã. Ali estudou no Liceu Filipa de Lencastre…

João Bosco Soares Mota Amaral

Natural de Ponta Delgada, onde nasceu em 1943. Deputado e presidente do Governo Regional. Em 1965 licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo concluído, no ano seguinte, o curso complementar de Ciências Político-Económicas, apresentando uma dissertação sobre Responsabilidade Civil da Administração Pública. Exerceu a advocacia em Lisboa, desde 1967, especializando-se em questões…

Marquês de Jácome Correia (1882 – 1937)

Foi 2º Conde e 1º Marquês de Jácome Correia, Aires Jácome Correia, filho do 1º Conde deste título, Pedro Jácome Correia e de D. Libânia Amélia Ferreira. Nasceu a 9 de Agosto de 1882 e foi grande proprietário, sucedendo nos vastos domínios de sua casa, e adido à embaixada de Portugal em Londres. Casou com…

Livraria dos Conventos

O nome desta livraria está diretamente relacionado com a história da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. A primeira determinação governamental para a criação da Biblioteca Pública foi pela circular de 7 de janeiro de 1834 e resultou do pedido feito pelo Prefeito da Província Oriental dos Açores, João Andrade Ferreira de Moura,…

José do Canto (1820-1898)

Nascido em São Miguel no dia 20 de Dezembro de 1820, pertencia a uma das famílias de maior condição social de S. Miguel, sendo filho do morgado José Caetano Dias do Canto Medeiros e de D. Margarida Isabel Botelho e irmão de Ernesto e Eugénio do Canto. Com cerca de dezoito anos parte para França,…