Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Comemoração do centenário do nascimento Professor Doutor José de Almeida Pavão Júnior

Almeida Pavão

Colóquio: José de Almeida Pavão: uma vida dedicada à cultura – 14h30

Apresentação de livro: reedição de Os Xailes Negros – 17h30

Exposição: José de Almeida Pavão: o mestre e a escrita – 18h00

 

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove no dia 6 de dezembro, com início às 14h30m, um evento de homenagem ao Professor Doutor José de Almeida Pavão Júnior. Assinalando o centenário do nascimento desta figura de relevo da cultura dos Açores, o evento integra três iniciativas a realizar na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, instituição que teve o privilégio de contar com a sua direção nos anos de 1990 a 1995.

O colóquio José de Almeida Pavão: uma vida dedicada à cultura iniciará às 14h30 no auditório daquela instituição, com as seguintes comunicações: Da sábia química de Almeida Pavão pelo Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte; Os Xailes Negros – a série para televisão por Zeca Medeiros / Emanuel Macedo e José de Almeida Pavão Júnior – um perfil, um percurso pela Professora Doutora Maria Leonor Pavão Sequeira de Medeiros.

Seguir-se-á a apresentação de uma reedição do livro Os Xailes Negros, iniciativa da Direção Regional da Cultura que pretende colmatar a inexistência desta obra no mercado livreiro, assim como relançar o romance que marcou a geração dos anos 80 na valorização de uma identidade açoriana.

A exposição José de Almeida Pavão: o mestre e a escrita, será aberta ao público às 18h00 e estará patente até ao dia 6 de março de 2020. Organizada em dois núcleos significativos da vida e obra de Almeida Pavão, esta exposição visa tornar público algum do espólio documental pertencente a este grande senhor da cultura açoriana, documentação doada no ano de 2018. Nos núcleos expositivos, o mestre e a escrita, estão subjacentes não só o elevado humanismo, como também o interesse pela cultura açoriana que pautou toda a vida de Almeida Pavão Júnior. Foram selecionados para a exposição uma série de documentos e espécies bibliográficas representativos da temática abordada, essencialmente provenientes da livraria Almeida Pavão Júnior e de arquivos particulares do Arquivo Regional de Ponta Delgada depositados na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

O propósito desta iniciativa é homenagear um dos grandes nomes da cultura açoriana do final do século XX, chamando a atenção dos investigadores e público em geral para a riqueza do espólio documental que está à disposição de todos na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Pretende igualmente lançar um olhar sobre a atitude de elevado humanismo que sempre marcou o percurso do homenageado.

Detalhes

Início:
6 Dezembro, 2019 às 14:30
Fim:
6 Março, 2020 às 19:00
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio S/N
Ponta Delgada, São Miguel 9500-054 Portugal
Telefone:
296305040

Organizador

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Telefone:
296305040
Site:
https://bparpd.azores.gov.pt