Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Mostra Documental: Paleografia VERSUS Caligrafia

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pretendendo dar continuidade à realização de mostras documentais, com o intuito de promover os seus arquivos e respetivos conteúdos, abre ao público, de 2 de março a 3 de maio, uma mostra documental intitulada “Paleografia VERSUS Caligrafia – A escrita em documentos de quinhentos a novecentos”.

 

Esta mostra apresenta documentos antigos, que se consideram da área da paleografia, mas cuja leitura é fácil e intuitiva, em contraponto a outros, recentes, nos quais se revela notoriamente difícil a leitura da caligrafia dos seus autores.

Estão incluídos, é certo, documentos cuja escrita, designada como paleográfica, é de leitura difícil e exige muita atenção, releituras, pausas e novas tentativas de leitura. Isto, claro, para além de habilidade natural, capacidade de retenção do que se visualizou em anteriores leituras, acumulação dessa aprendizagem, bem como análise e comparação do que está escrito. O reconhecimento dos formulários usados, das abreviaturas e da construção das frases apoiam a compreensão do que nem sempre está evidente na leitura do que foi escrito.

Mas são também apresentados, de forma intencionalmente provocatória, documentos muito mais recentes – para os quais já não se pode, portanto, falar em paleografia e, sim, em caligrafia –, em que a escrita é de difícil leitura.

Quer se trate de documentos produzidos no âmbito de atividades oficiais, pelos escrivães de entidades públicas ou religiosas, por tabeliães nas suas funções notariais e de escrivania, ou pelos párocos – fosse uma chancelaria régia, um cartório ou uma igreja paroquial –, quer, em contrapartida, da correspondência entre particulares, assim também variavam as formas de escrita e os modelos e formulários seguidos.

Estão incluídos documentos do acervo do Arquivo Regional de Ponta Delgada, de um espaço de 440 anos, com datas de 1516 a 1956, pertencentes a diferentes fundos documentais de natureza pública ou privada, arquivos de entidades oficiais, religiosas, famílias e pessoas.

Detalhes

Início:
2 Março, 2020
Fim:
31 Maio, 2020
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio S/N
Ponta Delgada, São Miguel 9500-054 Portugal
Telefone:
296305040

Organizador

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Telefone:
296305040
Site:
https://bparpd.azores.gov.pt