Skip

Sugestão de leitura

Natália Correia já faz parte do código genético desta Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. O seu espólio documental é um dos mais ricos testemunhos da cultura contemporânea portuguesa, que se encontra à disposição do público em geral, para consulta na sala de leitura desta casa.

Para preservar o legado desta figura incontornável da cultura portuguesa, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional tem procurado enriquecer o seu espólio, no que diz respeito a documentos de outras figuras representativas da cultura portuguesa que com ela tenham alguma relação.

Apresentamos um conjunto de 3 projetos para a ilustração do livro “Poemas” de Natália Correia, da autoria do escultor Martins Correia.

Estes ensaios de capas são da autoria deste escultor português da segunda geração dos artistas modernistas. Neles podemos ver representadas algumas figuras femininas e ainda uma figura mitológica conhecida como fauno.

Apesar de Joaquim Martins Correia se ter destacado na escultura, a sua produção também é composta por retratos como por exemplo o da Natália Correia e estes trabalhos para ilustração ou capas de livros, que agora apresentamos.

 

Disponível para consulta presencial

 Ensaios de capas para o livro Poemas de Natália Correia [Originais] [Material gráfico] / pelo escultor Martins Correia . – [s.l.] : [s.n.], [1955]. – 3 documentos (desenhos a p&b) ; 27×21 cm. – Adquirido em leilão da livraria Luís Burnay . – Um dos desenhos está autografado pelo próprio artista . – Outro apresenta três estudos de composição da capa, em formato menor, colados numa folha de cartolina . – O último ilustrado com um fauno é o que foi escolhido para a capa. Tem a marca do autor