Skip

Sugestão de leitura

O Direito ao Riso

O Direito ao Riso é uma monografia jurídica datada de 1923. É uma obra de Luís d’Oliveira Guimarães que aborda o papel do riso como primeira expressão da fisionomia humana.

O riso é algo tão velho quanto a humanidade e o homem é antropologicamente um animal que ri, sendo isto que o distingue dos outros animais. É esta temática que o autor pretende desenvolver ao dividir a obra nos seguintes capítulos: a fisiologia do riso; a psicologia do riso; a função social do riso; o direito ao riso e o código do riso.

 

Luís d’Oliveira Guimarães nasceu na Quinta do Castelo e Espinhal (Penela) distrito de Coimbra, a 19 de Abril de 1900. O seu primeiro mestre-escola dizia que “a instrução serve, principalmente, para avaliar, não o que sabemos, mas o que ignoramos.”

Ainda em criança foi viver para Lisboa e lá terminou o liceu. Em 1917 entrou para a Universidade de Coimbra para Direito, mas no ano seguinte transferiu-se para Lisboa e concluiu o curso em dezembro de 1922.

A sua carreira destacam-se trabalhos na área do jornalismo e na área do direito. Foi escritor, dramaturgo, conferencista, cronista, entre outros. Luís de Oliveira de Guimarães era conhecido como o Espírito de uma Época, a sua ironia e humor tinham um caráter único. Morre na sua casa em Lisboa a 5 de junho de 1998.

 

 

Disponível para consulta presencial na sala de leitura. Pertence à livraria particular de Temudo Machado.

 

 

Guimarães. Luís de Oliveira – O direito ao riso: monografia jurídica Coimbra: Coimbra Editora, 1923.57, [3], p.

TM 40 RES