Skip

Sugestão de leitura

No dia 18 de maio comemora-se o centenário do nascimento do Papa João Paulo II. Para assinalar a data foi selecionada a obra «Porque viajas tanto?» da jornalista Aura Miguel que ao longo de muitos anos acompanhou João Paulo II nas suas viagens apostólicas pelo mundo. A propósito deste tema relembramos a visita do Papa aos Açores a 11 de maio de 1991, momento único para quem vive nestas ilhas atlânticas.

Karol Józef Wojtyla nasceu a 18 de maio de 1920 em Wadowice na Polónia. Foi Papa e Patriarca da Igreja Católica durante 26 anos, 5 meses e 17 dias (1978 a 2005), considerado até hoje o terceiro maior pontificado documentado historicamente.

João Paulo II foi uma figura chave no fim do regime comunista na Polónia e respeitado como um dos líderes mais influentes do século XX. O seu espírito de missão e de diálogo congregou a Igreja Católica com diferentes religiões. Sabia falar várias línguas e foi o Papa que mais países visitou durante o seu pontificado, foram 129 no total.

O título desta obra é uma pergunta feita por uma criança ao Papa numa visita a uma paróquia de Roma em 1988, pergunta que era sempre feita todas as vezes que se ausentava do Vaticano nas suas viagens apostólicas. A resposta era dada da seguinte forma: «Porque o mundo não está todo aqui! Não leste o que disse Jesus? “Ide e evangelizai o mundo inteiro”. Por isso, eu viajo pelo mundo inteiro!». [p.9]

A 2 de abril de 2005 aos 84 anos o Papa João Paulo II morre devido ao seu estado de saúde débil e agravamento da doença de Parkinson. No ano de 2009 o Papa Bento XVI proclama-o de Venerável, em 2011 passa a Beato e em 2014 já com o Papa Francisco é declarado Santo juntamente com o Papa João XXIII.

Aura Miguel nasceu em Algueirão – Mem Martins em 1958, licenciou-se em Direito na Universidade Católica e tem uma Pós-Graduação em Ciências da Informação.

Como jornalista da Rádio Renascença tem acompanhado os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco em diversas viagens apostólicas, fazendo parte da comitiva de jornalistas a bordo do avião papal. Atualmente é a mais antiga vaticanista portuguesa.

  

Disponível para empréstimo domiciliário

 MIGUEL, Aura –  «Porque viajas tanto?». 2ª ed., S. João do Estoril: Lucerna, 2003.

EMP 27-72 MIG/por