Skip

Sugestão de leitura

Enumeração das principais plantas existentes no meu jardim de Sant’Ana é um manuscrito de José do Canto, original e único que é testemunho do seu profundo conhecimento dos segredos da botânica e da sua paixão pela natureza. Ao longo da sua vida, este ilustre micaelense estabeleceu contacto com diversos jardins botânicos e amantes da natureza de todo o mundo onde comprou, vendeu e trocou plantas.

Nos anos cinquenta do século XIX, José do Canto fez do seu jardim, no sítio de Santana, em Ponta Delgada, um extraordinário espaço de aclimatação para milhares de espécies, muitas delas utilizadas, posteriormente, nas suas matas ajardinadas das Furnas e da Lagoa do Congro. Atualmente, o Jardim José do Canto é um espaço de grande interesse paisagístico e botânico, com diversas árvores que impressionam pelo seu porte ou pelas suas caraterísticas singulares.

José do Canto nasceu a 20 de dezembro de 1820 na cidade de Ponta Delgada e pertencia a uma das famílias de maior condição social da ilha de São Miguel. Foi uma das figuras mais importantes do arquipélago dos Açores no século XIX, no que diz respeito a aspetos da vida económico-social da ilha de São Miguel, como também relativamente ao trabalho cultural, com especial destaque para o seu espólio.

José do Canto morre a 10 de julho de 1898, tendo sido sepultado na igreja de Nossa Senhora da Vitória junto à margem da Lagoa das Furnas.

Disponível para consulta presencial

 Canto José. Enumeração das principais plantas existentes no meu jardim de Sant’Ana. [Manuscrito] Ponta Delgada: [s.n.], 1856.