Skip

Sugestão de leitura

Obra Anel da Princesa

Anel da princesa: ilhéu de Vila Franca do Campo, São Miguel, Arquipélago dos Açores, Portugal é uma obra do professor açoriano António M. de Frias Martins. A obra centra a sua base científica para um plano de ordenamento de Vila Franca do Campo e seu ilhéu.

Considerado reserva natural desde 1983 e ex-libris da nobre vila com quem partilha o nome, o ilhéu é um compêndio de história natural que deve ser lido na sua despreocupação do lazer e aprendido na avidez da curiosidade.

Nasceu há uns 4 mil anos, de uma pequena erupção do tipo surtseyano. As camadas de tufo palagonítico fortemente cimentado e estratificado indicam emissões sucessivas dos materiais lávicos, a forma depressionária que apresenta resulta da subsidência do fundo da cratera devido à diminuição da pressão interna quando a atividade vulcânica decresceu.

A bacia do ilhéu reúne uma grande diversidade biológica pela variedade de micro-ecossistemas que alberga. Dentro da bacia, exóticos troquídeos e coloridos turbinídeos povoam os fundos rochosos e as frondes algais. A variedade de cores é tal que aparentemente não se encontram duas conchas iguais. São herbívoros que raspam a superfície das algas ou pedras onde vivem para aproveitarem as diatomáceas que sobre elas crescem.

O ilustre açoriano Gaspar Frutuoso descrevia o ilhéu de Vila Franca do Campo com sendo “… o mais formoso ilhéu que há nas ilhas, assim pelo que parece de fora a quem o vê, como por ter dentro de sim como uma alagoa de água do mar.”

António M. de Frias Martins natural de Água d’Alto, São Miguel, nasceu em 1946, doutorou-se em Ciências Biológicas, na Universidade de Rhode Island e desde 1995 é professor catedrático da Universidade dos Açores. Especializado em Sistemática e Evolução de Moluscos, interessa-se igualmente pela biodiversidade e conservação sobretudo nos Açores.

 

Disponível para empréstimo domiciliário e presencial no Fundo Açores

Martins, António Manuel de Frias. O anel da princesa: Ilhéu de Vila Franca do Campo: São Miguel: islet of Vila Franca do Campo S. Miguel island: = Azores archipelago – Portugal. Ponta Delgada: António M. de Frias Martins, 2004.