Skip

Sugestão de leitura

Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva, nasceu na ilha Terceira e tornou-se um ícone da cultura portuguesa do século XX.

Com extensa obra literária publicada nos vários géneros, este intelectual açoriano destacou-se como autor do romance Mau Tempo no Canal, trabalhado desde 1939 e publicado em 1944, cuja ação decorre em quatro das ilhas do grupo central:  Faial, Pico, São Jorge e Terceira, situando o núcleo da intriga na cidade da Horta. Este romance evoca um período que coincide em parte com a sua permanência na ilha do Faial, ilha onde Vitorino Nemésio se mudou para estudar com apenas 16 anos.

Em 1921 Vitorino Nemésio concluiu o liceu e inscreveu-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Três anos mais tarde, muda-se para o curso de Ciências Histórico Filosóficas, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, sendo que em 1925 muda de novo para o curso de Filologia Românica da mesma Faculdade. Concluiu Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para onde se transferiu em 1930. Doutorou-se em Letras pela Universidade de Lisboa em 1934 com a tese A Mocidade de Herculano até à Volta do Exílio.  

Em 1965 recebeu o Prémio Nacional de Literatura e em 1974 o Prémio Montaigne. Vitorino Nemésio foi um dos grandes escritores portugueses do século XX.

Foi autor e apresentador do programa televisivo Se bem me lembro que muito contribuiu para popularizar a sua figura.

Assinala-se este ano o quadragésimo terceiro aniversário da sua morte. Faleceu em Lisboa a 20 de fevereiro de 1978, e foi sepultado em Coimbra.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem 160 obras deste autor. A serigrafia Vitorino Nemésio: “a minha casa sou eu e os meus caprichos” de José Nuno da Câmara Pereira datada de 2002 é o destaque deste mês. A serigrafia vem acompanhada do poema Retrato de Vitorino Nemésio. Trata-se de uma serigrafia a preto e prateado executada sobre papel fabriano 50% algodão.

 

O documento encontra-se disponível para consulta presencial

Pereira, José Nuno da Câmara – [Vitorino Nemésio]: “Minha casa sou eu e os meus caprichos“. [Angra do Heroísmo]: Secretaria Regional da Educação e Cultura, 2002. 1 f.

 

Cofre 391 RES