Skip

1821: o Vintismo e os Açores

“1821: o Vintismo e os Açores” é uma Mostra Documental totalmente virtual que procura assinalar os 200 anos da Revolução de 1821 nos Açores, responsável por trazer às ilhas os ventos liberais já soprados em território continental desde 1820.

Esta Mostra Documental é uma realização conjunta entre a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, que, conjugando pesquisas e documentos referentes às ilhas de São Miguel e Faial, trazem à luz do dia esta exposição em forma de cronologia. Ao longo do ano de 1821, percorremos o processo liberal à medida que vai atingindo as diversas ilhas açorianas, realçando os documentos, os intervenientes e os conteúdos. Pretende-se, assim, não deixar passar em branco a efeméride, de crucial importância para a história contemporânea do arquipélago, mas, igualmente, produzir um instrumento de divulgação e referência para estudantes e curiosos da nossa História. Dia após dia e mês após mês, ilha a ilha, a adesão ao movimento liberal toma de assalto as ilhas açorianas, impulsionado pela vontade de libertação do regime da Capitania Geral, com sede na ilha Terceira, e pelas vontades político-económicas de potentados insulares, onde se inclui uma ascendente, rica e influente burguesia.

O resultado do movimento de 1821 nos Açores, longe dos olhares historiográficos nacionais, teve, no entanto, um peso inigualável e deixaria frutos para novas lutas na década de 30. Não obstante, dois anos depois, em 1823, os ventos liberais seriam refreados pelo ressurgir de um absolutismo caduco que não apagaria, no entanto, a História.