Skip

Sugestão de leitura

No mês em que se comemora o nascimento do Padre António Vieira, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada dá a conhecer Vera effigies celeberrimi P. Antonni Vieyra, uma gravura do flamengo Arnold van Westerhout, datada do início do século XVIII.

A gravura, onde está representado o Padre António Vieira, é na realidade é um ex-voto (peça que se oferece a Deus ou a um santo, em cumprimento de uma promessa).  Enaltece a vida deste jesuíta dedicada à defesa dos direitos dos povos do Brasil e dos judeus, vítimas dos autos inquisitoriais, evidenciando o seu altruísmo e preocupação sobre a condição humana.

O Padre António Vieira, teólogo e orador português, nasceu em Lisboa a 6 de fevereiro de 1608 e faleceu em Salvador, no Brasil, com 89 anos de idade. Estudou no Colégio dos Jesuítas e aos 15 anos ingressou na Companhia de Jesus. Durante o século XVII foi a principal expressão do barroco literário da língua portuguesa, escrevendo cerca de duzentos sermões, entre eles o Sermão de Santo António aos peixes. Este sermão, um dos seus mais conhecidos, foi pregado em São Luís do Maranhão, no Brasil, no dia 13 de junho de 1654, na sequência das dissidências entre os colonos brasileiros e os jesuítas, que contestavam a escravatura.

O Padre António Vieira passou pelos Açores, no ano de 1654, na sua viagem de regresso do Brasil, rumo a Lisboa, a bordo de um navio carregado de açúcar. Após cerca de sessenta dias de viagem, já com a ilha do Corvo à vista, abateu-se sobre a embarcação uma violenta tempestade. Nove dias mais tarde desembarcaram na Graciosa, onde permaneceram dois meses, tendo de seguida rumado à ilha Terceira, para embarcarem para Lisboa. Instalado no Colégio dos Jesuítas em Angra, o Padre António Vieira ficou mais tempo com o intuito de, pela primeira vez, recitar o terço na Ermida da Boa Nova. Passou à ilha de São Miguel, onde proferiu o Sermão de Santa Teresa, tendo depois partido para Lisboa, onde chegou, finalmente, em novembro do mesmo ano.

 

Disponível para consulta presencial

VAN WESTERHOUT, Arnould – Vera effigies celeberrimi P. Antonni Vieyra. [Roma]: [s.n.], [17-?].

Cofre 390 RES