Skip

Sugestão de Leitura

Celebrou-se a 1 de julho o Dia Mundial das Bibliotecas, data que tem como objetivo realçar a importância das Bibliotecas nas comunidades como locais privilegiados de acesso livre à informação e ao conhecimento.
As bibliotecas públicas são uma porta aberta para o conhecimento, fornecendo condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e de grupos sociais.
O acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação fazem destas instituições um dos pilares fundamentais para a manutenção e desenvolvimento da democracia.
Na obra A Biblioteca Pública como conhecimento público de Bob Usherwood é analisado o impacto das bibliotecas públicas na vida social, económica e política das comunidades. Na perspetiva do autor, quando falamos em bibliotecas não falamos só em livros. Não descurando a importância da leitura e da literatura na formação individual e coletiva, a verdade é que as bibliotecas têm feito um enorme esforço no sentido de se adaptarem às necessidades atuais da sociedade.
Disponível para empréstimo domiciliário
USHERWOOD, Bob – A biblioteca pública como conhecimento público. Lisboa: Caminho, 1999.
EMP 02 USH/BIB