Skip

Sugestão de Leitura

O Cruzador S. Gabriel: viagem de circumnavegação, da autoria de António J. Pinto Basto, descreve na primeira pessoa a viagem que começou em dezembro de 1909, sob o seu comando.

O S. Gabriel, primeiro navio moderno português a fazer este tipo de viagem, era do tipo cruzador protegido de 3ª classe e um dos primeiros a ter instalado o sistema de comunicações TSF. Saiu de Portugal em plena Monarquia, e nem a implantação da República alterou a viagem, substituindo-se apenas a bandeira.

Este navio de guerra da Marinha Portuguesa rumou para o Atlântico Sul, tocando o Brasil e o Uruguai antes de passar o Cabo Horn. Depois de visitar a costa ocidental das Américas, transpôs o Pacífico, visitando o Havai, o Japão, a China, as Filipinas e Timor, tendo regressado a Lisboa em abril de 1911. O S. Gabriel manteve-se ao serviço até 1924.

António Aloísio Jervis de Atouguia Pinto Bastos foi oficial da armada e ajudante de campo dos reis D. Carlos I e D. Manuel II.

Para além de comandar esta viagem, é o autor e ilustrador desta obra editada em 1912, que assinala a chegada do cruzador a Portugal.

 

 

Disponível para consulta presencial

 

BASTO, A. J. Pinto – Cruzador S. Gabriel: viagem de circumnavegação. Lisboa: Livraria Ferreira, 1912.

MJC A/982 RES