- Este evento já decorreu.
Encontro com o escritor José Fanha
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada irá realizar no dia 23 de novembro de 2023 o Encontro com o Escritor José Fanha.
A iniciativa constitui uma oportunidade de diálogo com o autor e visa contribuir para o desenvolvimento de competências e hábitos de leitura, para uma resposta plena aos desafios impostos pelos contextos de desenvolvimento pessoal, social e cultural. Conforme plasmado na missão do Plano Nacional de Leitura “leitores competentes serão cidadãos mais críticos e autónomos, contribuindo para uma cultura de exigência cívica e democrática”. A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, através do serviço de mediação, incentiva a promoção do livro e da leitura junto do público infantojuvenil em particular, com a realização anual de um encontro com um autor consagrado pelo Plano Nacional de Leitura.
O Encontro com o Escritor José Fanha enquadra-se no Plano Anual das Atividades para 2023 e destina-se aos alunos dos 1º e 2º ciclos. Realizar-se-á em duas sessões, com início às 10h00 para grupos do 1º ciclo e às 14h30 para o 2º ciclo. A participação no encontro está sujeita a inscrição prévia, até 23 de outubro próximo, sendo que o limite máximo de cada sessão é de 100 participantes, selecionados pela ordem de inscrição.
Para que o evento seja dinâmico, e proporcione momentos de diálogo e de envolvência entre os pequenos leitores e José Fanha, sugere-se que os professores incentivem os alunos para o conhecimento da biografia do autor e das suas obras. Por efeito, o encontro proporcionará momentos para questões e dúvidas que permitirão maior conhecimento do escritor e da sua obra.
Nota biográfica:
JOSÉ FANHA (José Manuel Krusse Fanha Vicente)
Nasceu a 19 de fevereiro de 1951 em Lisboa.
Licenciou-se em Arquitetura e é Mestre em Ciências da Educação.
Professor e formador de professores das áreas artísticas, e de vários mestrados em Universidades e Institutos Politécnicos na área de promoção do livro e da leitura.
Com 18 anos começou a declamar poesia, acompanhando vários poetas e cantores que lutavam contra a ditadura com palavras e canções, entre eles José Afonso. Também partilhou palcos com Zeca Afonso, José Jorge Letria, Manuel Freire, Francisco Fanhais, Vitorino, Carlos Alberto Moniz, Fausto e outros.
Autor de letras para canções e textos para rádio, dramaturgo, e guionista de televisão e cinema.
Romancista, poeta, escritor de histórias e poesia para a infância e juventude com cerca de 100 livros publicados.
Tem corrido o país como contador de histórias e declamador de poesia, com especial incidência na promoção do livro e da leitura em escolas, Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais. Leva a poesia lusófona declamada pelo mundo, e o seu nome foi dado a oito bibliotecas escolares, uma delas em Cabo Verde.
Orienta Comunidades de Leitores, Cursos de Escrita Imaginativa, Oficinas de Poesia e tem dirigido inúmeras ações de formação na área da promoção do livro e da leitura.
Foi Comissário de 3 Encontros de Literatura Lusófona para a Infância e convidado para Comissário do 1º Festival Literário de Mafra, em novembro deste ano.