UM CATÁLOGO PUBLICITÁRIO DO ARQUIVO DOMINGOS DIAS MACHADO
A rubrica deste mês é dedicada a um catálogo de azulejos, uma das inúmeras tipologias documentais existentes no arquivo da centenária empresa micaelense, a firma Domingos Dias Machado, Sucessor, Limitada[1], destinadas a publicitar produtos e materiais.
Este arquivo empresarial mostra as principais áreas de negócio e de atividade desta firma, desde 1843 até 1992, reflexo da sua destacada posição no comércio e indústria micaelenses. A sua atividade comercial versou diversas valências como comércio por grosso, exploração de fábricas, armazéns e estabelecimentos comerciais de retalho, importação e exportação de mercadorias, comissões e consignações, com representação de entidades comerciais e industriais nacionais e estrangeiras na ilha de São Miguel, chegando, mesmo, a dedicar-se à administração de propriedades e recebimento de rendas.
No âmbito da atividade de representação, era necessária a consulta dos produtos apresentados por fábricas e revendedores, para o que eram fornecidos catálogos de mostruário a potenciais clientes. Dá-se destaque, nesta rubrica de julho, a um dos inúmeros catálogos pertencentes a este arquivo, da Fábrica de Loiça de Sacavém, unidade industrial de produção cerâmica também centenária, fundada em 1850 e conhecida pela sua cerâmica utilitária e de revestimento em faiança. Recebida pela firma Domingos Dias Machado a 24 de setembro de 1934, esta folha – com desenhos de azulejos Tipo Portuguez Antigo – está inserida num conjunto de correspondência que inclui carta, lista de preços e outras folhas de desenhos de azulejos de faiança (Estampados de Faiança Fina, Tipo Luzo Arabe e Coloridos – Novos Modelos).
De entre outras formas de publicidade neste arquivo, existem, também, vários tipos de folhetos, amostras de produtos, e os próprios papéis timbrados de cartas e ofícios, alguns ricamente decorados, como os da empresa inglesa A. & F. Pears, fabricante de sabão, fundada em 1807 e criadora do primeiro sabonete translúcido comercializado em massa. Alguns dos exemplares destas modalidades publicitárias vão surgindo à medida que se folheia a pasta em que se encontra o documento agora destacado (FDDMSL, 7.119.4, pasta 11).
A propósito deste mostruário, sugere-se a consulta da plataforma Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, que inventaria, cataloga e documenta o património em azulejo produzido ou aplicado em Portugal até à atualidade: https://redeazulejo.letras.ulisboa.pt/pesquisa-az/azinfinitum.aspx.
[1] – A descrição do fundo documental pode ser consultada em https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1149487.
Azulejos de faiança fina para lambris – Tipo Portuguez Antigo, produzidos pela Fábrica de Loiça de Sacavém.
Folha de mostruário inserida num conjunto de correspondência que inclui carta recebida pela firma Domingos Dias Machado a 24 set. 1934, lista de preços e outras folhas de desenhos de azulejos (Estampados de Faiança Fina, Tipo Luzo Arabe e Coloridos – Novos Modelos).
BPARPD. Arquivo Firma “Domingos Dias Machado, Sucessor, Limitada”. Cota 7.119.4, pasta 11.
Descrição disponível em: https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1598534 .
Coordenação: Seleção e texto: Design:
Jorge Frazão de Mello-Manoel Lia Gomes Anabela Carvalho Cabral
Odília Gameiro Jorge Frazão de Mello-Manoel
Transferência de suporte: Divulgação:
Paula Rolo Anabela Carvalho Cabral
Paula Rolo João Araújo
Paula Rolo Sónia Freitas