A morte de Ivan Ilitch em destaque no Clube de Leitura da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD) assinala o 3º ano de existência do seu Clube de Leitura com um encontro, a realizar-se no próximo dia 27 de janeiro, às 18h00, na Sala Mundo.
O destaque desta sessão será o clássico literário “A Morte de Ivan Ilitch”, do célebre escritor russo Leão Tolstoi (1828-1910), uma escolha de Hélder Blayer, mediador convidado para a primeira sessão de 2025.
Publicada originalmente em 1886, esta obra-prima de Tolstoi narra a história de Ivan Ilitch, um juiz que, ao enfrentar uma doença terminal, confronta o vazio de uma existência moldada pelas pressões sociais. Com uma reflexão profunda sobre a inevitabilidade da morte e o significado da vida, o texto permanece atual e poderoso, oferecendo uma leitura transformadora e envolvente.
Hélder Blayer, natural de São Jorge, é um apaixonado pelo mar e pela leitura desde que se lembra de ser gente. Iniciou-se na comunicação com 14 anos, numa estação de rádio pirata e desde então nunca mais deixou a área. Ao longo da sua carreira profissional, desempenhou funções enquanto animador de rádio, jornalista, editor, assessor de imprensa e copywriter. É autor de “Morrer é Uma Opção de Vida” (2023) e “Eu Não Era Para Dizer Isto” (2024).
O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países:
(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.