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Clube de Leitura da Biblioteca Pública de Ponta Delgada explora as relações humanas com ‘O Silêncio da Paixão’

Decorre no próximo dia 24 de fevereiro, na Sala Mundo, às 18h00, mais um encontro do Clube de Leitura da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
A obra O Silêncio da Paixão de Helena Chrystello, servirá de ponto de partida para o debate sobre a complexidade das relações humanas.
A sessão será mediada por Aníbal Pires, responsável pela seleção da obra, que descreve a novela como “uma estória de amores, desamores e solidão, alicerçada na complexidade das relações humanas e das emoções que moldam as nossas vidas.”
Escrito originalmente em 1976 por Helena Chrystello, o manuscrito para esta novela apenas foi descoberto, pela família, após o seu falecimento em janeiro de 2024. Anabela ‘Mimoso’ Freitas, amiga da autora, foi responsável por adaptar o texto e transformá-lo em livro, com edição da Letras Lavadas Edições.
Aníbal Pires, natural de Castelo Branco, reside em Ponta Delgada desde 1983. É professor aposentado, licenciado em Ensino de Educação Tecnológica e mestre em Relações Interculturais, com especialização em Política Intercultural. Foi dirigente do Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA) e membro do Conselho Nacional da FENPROF, além de ocupar o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SPRA desde 2020. Na política, destacou-se como Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (2008-2016).
Colabora regularmente com a imprensa regional e é autor de diversas publicações, das quais se destacam O Outro Lado – Palavras Livres como o Pensamento (poesia, 2014); Destroços à Deriva (poesia, 2024); O Encanto dos Sonhos (conto, 2019) entre outros.
O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países:
(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.