Skip

Sala de Leitura de Arquivo e Reservados

Localizada no 2.º piso do edifício da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a sala destinada à consulta de documentos de arquivo encontra-se do lado direito.

Neste espaço, o utilizador dispõe de dois terminais de acesso onde pode consultar os fundos documentais que se encontram já integralmente digitalizados, como Registos Paroquiais, alguns Registos Civis ou o Arquivo Pessoal de Teófilo Braga, bem como imagens de outros arquivos que têm vindo a ser progressivamente transferidos para esse suporte. O utilizador tem, de igual forma, acesso à consulta de alguns periódicos das coleções da Biblioteca e material iconográfico, também no mesmo suporte.

Nos terminais de acesso, pode ainda consultar o Guia de Fundos da BPARPD (fundos documentais do Arquivo Regional) e a base de dados de todos os arquivos já tratados e disponibilizados.

A sala dispõe de bibliografia em livre acesso, que pode auxiliar nas pesquisas.

É também nesta sala que podem ser consultadas as espécies bibliográficas consideradas de acesso reservado: livros raros, 1.ªs edições, obras em mau estado, periódicos e, de uma forma geral, todos os acervos das livrarias particulares.

Anexos