Skip

Antero de Quental (1842-1891)

Nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel a 18 de Abril de 1842, poeta e filósofo, considerado por muitos críticos como o maior dos poetas portugueses depois de Camões.

Cedo partiu para Lisboa para estudar, regressando com alguma regularidade à sua ilha. Viria a formar-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1864.

Esteve envolvido na polémica literária que surgiu em 1865, a denominada Questão Coimbrã e organizou as Conferências democráticas do Casino.

Relacionou-se com grandes nomes das letras nacionais e internacionais, entre os quais Oliveira Martins com quem fundou o periódico A República, jornal da democracia portuguesa, e com quem manteve uma relação de amizade até ao fim da vida.

Em 1881 resolve deixar Lisboa e fixar-se em Vila do Conde, com o intuito de afastar-se da pressão e da agitação da vida na capital. A saúde de Antero pautou-se sempre por ser débil, sofria depressão física e mental.

Foi, pois, em Vila do Conde que compôs 13 dos 21 sonetos que preencheram o último ciclo na edição de Sonetos prefaciada por Oliveira Martins. Foi aí também que preparou a edição de Sonetos Completos, publicada em Agosto de 1886.

Partiu definitivamente para os Açores em de Junho de 1891. Em São Miguel o seu estado de saúde agravou-se fazendo com que exclamasse: “isto ainda acaba com uma corda na garganta ou uma bala na cabeça!”.

A 11 de Setembro, tudo acabou, de facto, com uma bala na cabeça, falecendo o poeta às 9 horas da noite no Hospital da Misericórdia, próximo do local que havia escolhido para o suicídio.

A sua livraria foi legada pelo próprio, por testamento, a esta Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Era intuito de Antero que os seus livros ficassem depositados na cidade que o vira nascer.

Esta biblioteca encontra-se catalogada/indexada na totalidade, é composta por 602 títulos e está acondicionada num móvel que foi construído propositadamente para esse fim.

As temáticas dominantes dos livros que figuram na livraria de Antero são as seguintes: Religião, Teologia, Crítica Religiosa, Filosofia, História da Filosofia, Psicologia, Moral, Filosofia Social e Política, História, Filosofia da História, Etnografia, Literatura Portuguesa e Estrangeira, História da Literatura, Filologia, Lexicografia, Geografia, Viagens, Economia, Direito, Teorias Biológicas, Zoologia e Botânica.