Skip

Cristiano Férin (1916 – 2011)

Natural de Ponta Delgada. Desempenhou a sua atividade profissional como meteorologista e sismólogo em vários locais do arquipélago dos Açores, com missões no exterior.

Terminou a sua carreira como observador geofísico analista do INMG, colocado no Observatório Afonso Chaves, tendo completado a sua formação nessas áreas, já em idade madura, e obtendo o bacharelato.

Ilustre micaelense, interessado em genealogia e heráldica, nutria grande interesse pela pesquisa cuidada em todas as áreas de temática insular, aplicando o seu espírito científico de matemático às pesquisas que efetuava e à heurística e hermenêutica das fontes documentais.

Preocupava-se em reconstituir informações sobre ligações familiares e património, pela comparação e complementaridade daquelas, não hesitando em questionar dados tidos como adquiridos e para os quais muitos genealogistas apenas se limitaram a copiar-se e a citar-se uns aos outros.

Dedicou, nomeadamente e com notável persistência, grande parte dos seus estudos genealógicos à recolha de informações e recuperação de fontes documentais que permitissem esclarecer as ligações familiares entre os Homem da Costa de Santo António-além-Capelas, os povoadores referenciados por Frutuoso e as origens continentais.

Por vontade de Cristiano Férin a BPARPD constituirá um fundo com o seu acervo bibliográfico (cerca de 784 volumes) e documental. O acervo é rico em bibliografia das áreas da Genealogia, da Heráldica e de temática insular.

Foi membro da Sociedade Afonso Chaves – para cuja revista, “Açoreana”, elaborou os índices -, sócio do Instituto Cultural de Ponta Delgada e membro da mesa da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. Foi ainda sócio do Instituto Português de Heráldica, da Associação Portuguesa de Genealogia e fazia parte do grupo de Amigos da Torre do Tombo.

Colaborou igualmente em várias edições do Instituto Cultural de Ponta Delgada.

 

Utilizador sénior e muito assíduo da BPARPDL, desenvolveu uma estreita e frutífera relação com todos os que nela trabalharam e ainda trabalham.

O tratamento técnico da sua livraria foi efetuado no ano de 2013, estando disponível a sua consulta