Skip

João dos Santos Silveira (1912-1980)

Natural da ilha das Flores, foi professor, bibliotecário e poeta. Com a idade de 14 anos iniciou o Curso Geral dos Liceus na cidade da Horta onde teve os primeiros contactos com as letras, relacionando-se com José da Silva Peixoto e Raul Xavier e publicando os seus primeiros trabalhos poéticos e literários nos jornais Vida Académica, Correio da Horta e As Flores.

Na cidade de Ponta Delgada, em 1937 concluiu o Curso do Magistério Primário. Regressado às Flores, nos anos seguintes leccionou na escola da freguesia de Ponta Delgada e, em 1940, foi colocado na escola da vila de Santa Cruz.

Em Dezembro de 1956, já com 44 anos de idade e 18 anos de serviço, segue com a mulher para a cidade de Ponta Delgada, onde concluiu em 1957 o Complementar do Liceu. Nesse ano matriculou-se no curso de Direito, na cidade de Coimbra, mantendo-se ligado ao ensino para o sustento familiar.

Aí acabou por ser acometido por um acidente vascular grave, que o diminuiu e o obrigou a enveredar pelo curso de Ciências Históricas, que concluiu em 1970.

Seguidamente regressou aos Açores onde fixou residência na cidade de Ponta Delgada. Aí, para além de ter leccionado no Liceu e de ter feito um curso de Bibliotecário-Arquivista, empregou-se na Biblioteca de Ponta Delgada, onde acabou por exercer as funções de Diretor (1971-1980), após a aposentação de Alfredo Machado Gonçalves (1960-1970)

A sua livraria entrou na Biblioteca Pública no final da década de 80, oferecida pela sua esposa. É constituída por 706 volumes cuja temática abrange, essencialmente, a História e a Literatura.