Skip

Jorge de Melo Gamboa de Vasconcelos (1908-1995)

Natural da Ribeira Grande, licenciou-se em Medicina. Após o curso regressou a S. Miguel onde foi cirurgião. Começou a sua atividade pelo hospital da Misericórdia da Ribeira Grande, de que foi diretor. Ocupou o cargo de Delegado de Saúde.

Na política apoiou o Estado Novo, presidindo à União Nacional de Ponta Delgada, foi eleito deputado pelo círculo n.º 22, de Ponta Delgada, para a VIII Legislatura (1961-1965), a sua intervenção parlamentar foi virada para a defesa de interesses açorianos, nomeadamente no campo dos problemas económicos e do transporte aéreo.

Foi um notável colecionador de mobiliário, objetos de arte, louças e outros objetos decorativos. A sua coleção, quando morreu, foi vendida em leilão, em Lisboa, para o qual foi elaborado um importante catálogo pela firma Sotheby’s. As peças mais significativas foram compradas pela Região Autónoma dos Açores para integrarem o espólio do Museu Carlos Machado de Ponta Delgada e algumas outras pela Universidade dos Açores.

Sócio efetivo do Instituto Cultural de Ponta Delgada, colaborou no seu boletim, a revista Insulana, desenvolveu atividade cultural divulgadora de aspectos da História da Arte e foi conferencista, publicando algumas das suas intervenções, quer em livro, quer nos jornais.

A sua livraria, ou o que dela restou, deu entrada na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada em 2009, oferecida pela Assembleia Regional dos Açores e é constituída por cerca de um milhar de volumes.