Skip

José Afonso Botelho de Andrade (1828-1887)

Nasceu na ilha de São Miguel, cidade de Ponta Delgada a 28 de fevereiro de 1828 e faleceu na mesma cidade a 9 de setembro de 1887. Formou-se bacharel em Direito na Universidade de Coimbra e foi tabelião do cartório do 4º ofício, de 1867 a 1882, e do 1º ofício, entre 1882 e 1886, da Comarca de Ponta Delgada e escrivão do Juízo de Direito.

Botelho de Andrade foi o autor da obra Bibliografia camoniana dos Açores por ocasião e posterior ao centenário, onde apresenta a relação dos trabalhos que surgiram por altura das comemorações do Tricentenário da Morte de Camões, organizada de acordo com os distritos onde foram publicados (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta).

A sua livraria foi comprada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada na década de 80 do século XX, quando era diretor desta instituição o Dr. José de Almeida Pavão. Trata-se de uma biblioteca de cariz camoniano e encontrava-se organizada pelo seu antigo possuidor em capas (com as respetivas identificações) num móvel que foi igualmente adquirido. É composta por monografias, periódicos (locais, nacionais e internacionais), folhetos, pautas musicais e publicidade colecionada no âmbito das comemorações do Tricentenário da Morte de Camões (rótulos, invólucros, bilhetes de entrada para sessões comemorativas, etc.).

Atualmente todas as suas monografias e pautas musicais estão catalogadas/indexadas e disponíveis para consulta. Os restantes documentos encontram-se planificados, devidamente organizados e acondicionados aguardando tratamento técnico.

É composta por 409 monografias, 153 das quais são exemplares únicos nesta Biblioteca Pública e Arquivo Regional, e por 24 títulos de pautas musicais.