
2ª edição Residência de Escrita de Poesia

A Casa Fernando Pessoa, em parceria com a Direção Regional de Cultura dos Açores, abre o processo de candidaturas para a segunda edição da Residência de Escrita de Poesia. Para a Residência, que terá a duração de um mês e será na ilha de São Miguel, nos Açores, são elegíveis autores e autoras de língua portuguesa, com obra publicada.
As pessoas interessadas deverão enviar as suas propostas por e-mail até 15 de setembro de 2025.
A pessoa selecionada será conhecida a 30 de novembro deste ano e a Residência deverá ter lugar entre 2 de janeiro e 20 de dezembro de 2026 – exceto nos meses de junho, julho e agosto.
O programa Residência de Escrita de Poesia tem por objetivo a promoção da escrita de poesia através da estadia de um/a autor/a de língua portuguesa, com obra publicada, durante o período de um mês, na Ilha de São Miguel, Açores, para que se possa dedicar exclusivamente à escrita de poesia.
Integra a programação da Casa Fernando Pessoa enquanto atividade alinhada estrategicamente com o objetivo de apoio ao circuito da poesia portuguesa contemporânea.
A entidade de acolhimento desta edição é a Direção Regional de Cultura dos Açores, mais concretamente a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
A Residência de Escrita de Poesia tem uma duração de um mês e a Casa Fernando Pessoa atribui à pessoa selecionada uma comparticipação financeira no valor de 2.220 €, para cobrir viagem e despesas ao longo do mês de Residência.
A análise das candidaturas e a seleção são asseguradas por um Júri formado por três pessoas: Clara Riso, diretora da Casa Fernando Pessoa; Iva Matos, diretora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e Rita Taborda Duarte, poeta e vencedora da primeira edição.