
- Este evento já decorreu.
Pedro da Silveira, a Cultura e a Imprensa – Mesa de Amigos

A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, assinala o centenário do nascimento de Pedro da Silveira com uma Mesa-Redonda, a ter lugar no dia 14 de setembro, pelas 18h00, no auditório da BPARPD.
Neste encontro inspirado pela antologia a que o poeta designou Mesa de Amigos (1ª ed. 1986), propõe-se uma reflexão sobre a presença da cultura na imprensa escrita dos Açores, em particular da ilha de São Miguel, onde Pedro da Silveira se destacou entre 1945 e 1951, através da sua participação no grupo intelectual em torno do jornal A Ilha.
A iniciativa integra o Colóquio comemorativo do centenário do nascimento do poeta açoriano intitulado “Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural” organizado pela Universidade dos Açores, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da academia açoriana.
Dirigido ao público em geral. A entrada é livre
Nota biográfica
Pedro Laureano de Mendonça da Silveira nasceu na Fajã Grande, ilha das Flores, a 5 de setembro de 1922. Após concluir os estudos liceais em Angra de Heroísmo, muda-se para Ponta Delgada, onde inicia a sua participação ativa na sociedade literária, cultural e jornalística, com enfoque na sua colaboração revolucionária com o jornal A Ilha.
Muda-se definitivamente para a capital portuguesa em 1951. Em Lisboa lança a sua primeira coletânea de poesia.
Para além de poeta, foi também investigador histórico e literário, tradutor, etnógrafo e bibliotecário.
Faleceu em 2003, em Lisboa, com 80 anos.