Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

APRESENTAÇÃO DA OBRA “EM TORNO DAS SAUDADES DA TERRA: AS SETE PARTIDAS DE UM MANUSCRITO”

Apresentação da obra “Em torno das saudades da Terra: as setes partidas de um manuscrito”.
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e a Fundação Gaspar Frutuoso promovem a sessão de lançamento do livro “Em torno das saudades da Terra: as setes partidas de um manuscrito”, no dia 4 de junho, às 18h00, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

O manuscrito original das Saudades da Terra constitui um dos códices mais notáveis do acervo documental da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Na sequência das celebrações do 5º centenário do nascimento de Gaspar Frutuoso foi encetado um trabalho de recolha e análise das fontes documentais que contêm informação sobre as várias cópias e edições das Saudades da Terra. Foi igualmente ocasião para retomar a informação que testemunha a singular história custodial deste manuscrito. A Fundação Gaspar Frutuoso associou-se ao projeto tornando possível a edição da monografia intitulada Em torno das saudades da Terra: as setes partidas de um manuscrito.

Recuperar a originalidade da história da famosa crónica quinhentista, por muitos considerada a “História Insulana” por excelência, por abranger os diferentes arquipélagos da Macaronésia, constitui um dos objetivos da edição. Após a morte de Gaspar Frutuoso, o manuscrito foi entregue ao Colégio de Todos os Santos em Ponta Delgada, onde permaneceu até 1760, tendo iniciado então uma atribulada história, até ao seu regresso, em 2001, à mesma casa de onde partira, hoje edifício da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Depois da expulsão dos Jesuítas de Portugal, a “partida” deste manuscrito tornou inacessível a sua consulta. Efetivamente, ficou então entregue à custódia da família Borges Bettencourt (177?-183?), sendo depois comprado por Duarte Borges da Câmara Medeiros em 1840, até que finalmente regressou à terra natal em 1950, quando os Marqueses da Praia e Monforte o ofereceram à Junta Geral de Ponta Delgada, especificamente para depósito na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada que, enquanto sua fiel depositária, procura honrar esse legado promovendo o conhecimento do mesmo.

A dificuldade de consulta do manuscrito original, agora felizmente mitigada por já estar em formato digital, e a forma como se foi contornando a sua inacessibilidade através do recurso a cópias são a linha condutora da narrativa da publicação que será apresentada no dia 4 de junho. A importância das Saudades da Terra pode ser avaliada pelos diferentes títulos da cronística insular dos séculos XVII e XVIII, entre os quais se destaca a História Insulana (1717) do Padre António Cordeiro, que a tomam como matriz de referência e ponto de apoio, contribuindo assim para a sua reputação crescente. Com base no conjunto diversificado de cópias, uma das quais seiscentista, que se foram sucedendo, entre 1873 e 1939, surgiram as primeiras edições parcelares da obra de Frutuoso.

A obra Em torno das Saudades da Terra: as sete partidas de um manuscrito pretende chamar a atenção para os antecedentes da publicação integral do manuscrito autógrafo das Saudades da Terra, realizada pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada na década de 1960. A quantidade de documentação e a complexidade da mesma impôs à equipa da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada uma configuração específica na elaboração desta publicação. De forma despretensiosa patenteia toda a documentação existente, deixando aos investigadores esta fonte de estudo com o objetivo de abrir caminho para outros estudos e edições.

Detalhes

Data:
Junho 4
Hora:
18:00
Categoria de Evento: