Clube de Leitura |”Deixando a ilha do Pico” de Frank X. Gaspar com Pedro Bicudo
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada dá início a mais uma temporada do Clube de Leitura, no próximo dia 16 de setembro, às 18h00 na Sala Mundo.
O livro em destaque é Deixando a Ilha do Pico, da autoria de Frank X. Gaspar, selecionado por Pedro Bicudo, mediador convidado para a sessão de setembro
Publicado em inglês em 1999 e traduzido para português em 2000, Deixando a ilha do Pico é o romance de estreia do poeta e escritor luso-americano Frank Xavier Gaspar. A obra aborda histórias de uma comunidade de portugueses em Provincetown, Massachusetts, onde o retrato da experiência da comunidade imigrante açoriana nos EUA, encontra o imaginário da História de Portugal nas narrativas de avô para neto. Para Vamberto de Freitas, em nota publicada na contracapa da edição em português, publicada pela Salamandra em 2002, Deixando a ilha do Pico / “Leaving Pico, tal como outros romances de luso-descendentes na América do Norte faz, direta ou indiretamente, duplos chamamentos intertextuais, em que figuras nossas como Camões e Fernando Pessoa se juntam com toda a naturalidade à outrora distante tradição anglo-saxónica. (…) Os cânones literários nacionais nos dois lados do Atlântico ou se alargam ou se desfazem. Uma situação feliz, em qualquer dos casos. Somos todos agora, como diria um outro poeta luso-americano, emigrantes”.
Pedro Bicudo nasceu nos Açores onde se formou em Geografia pela Universidade dos Açores. Mais tarde concluiu o mestrado em Geografia Económica na Universidade de Coimbra. Inicia a sua carreira no jornalismo enquanto editor do semanário luso-americano “O Jornal”, sediado em Fall River. Entre 1995 e 1999 concluiu o mestrado em jornalismo pela Northeastern University nos EUA. Jornalista e investigador de profissão, foi Chefe da Delegação da RTP internacional nos EUA entre 1996 e 2000 e correspondente da RTP em Washington, tendo feito a cobertura noticiosa de grandes acontecimentos como os Ataques do 11 setembro, as eleições norte americanas de 2000 e de 2004, entre outros. Entre 2007 e 2012 foi diretor da RTP Açores. Atualmente continua a colaborar com órgãos de comunicação social regionais, através de reportagens e peças jornalísticas.
O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países: (1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.
A entrada é livre!