
- Este evento já decorreu.
Clube de Leitura – Encontro nº3

A Biblioteca Pública e o Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove o terceiro encontro do Clube de Leitura, a ter lugar no dia 13 de junho pelas 18h na sala multimédia.
O livro A Geração da Utopia de Pepetela é o ponto de partida para uma abordagem critica e integrada da literatura de expressão portuguesa em Africa. A mediadora da sessão é Iva Matos Cogumbreiro.
A Geração da Utopia, acompanha quatro décadas da vida de angolanos que participaram na luta pela independência do seu país e que idealizaram uma sociedade mais justa, mas que se depararam com a instrumentalização da independência em beneficio individual, acrescida dos recorrentes problemas sociais. É o retrato histórico do processo sociopolítico pós-colonialista de Angola e a desconstrução de utopias outrora sonhadas.
Pepetela, pseudónimo de Artur Pestana dos Santos (Benguela, Angola, 29 de outubro de 1941), frequentou o ensino superior em Lisboa, mas por motivos políticos foi obrigado a sair de Portugal. Exilado em França e na Argélia, onde se licencia em Sociologia, trabalhou ativamente na representação do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e no Centro de Estudos Angolanos que ajudou a fundar. Participou ativamente na governação de Angola independente. As suas obras refletem as marcas do colonialismo, a luta pela independência e denunciam os problemas sociais do país nas diversas fases do pós-guerra e de partido único de pendor soviético. Vencedor do Prémio Nacional de Literatura de Angola e do Prémio Camões em 1997 é um dos mais conhecidos escritores contemporâneos de língua portuguesa, pela totalidade de sua produção e pela presença no mundo através de traduções para diversos idiomas.
Iva Matos Cogumbreiro, bibliotecária, é leitora assídua de livros de autores africanos, com especial destaque para os que retratam as idiossincrasias das sociedades africanas emergentes do colonialismo. Tem dupla nacionalidade, angolana e portuguesa, e muitos dos romances de Pepetela, Manuel Rui, Agualusa e Ondjaki confundem-se com a sua história pessoal.
O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países:
(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.