Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Clube de leitura | Os Maias

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove uma nova sessão do Clube de Leitura BPARPD, a ter lugar no próximo dia 22 de abril, às 18h00 na Sala Mundo.

 

A mediação da sessão ficará a cargo de Paula de Sousa Lima que selecionou o livro “Os Maias” de Eça de Queiroz para iniciar a conversa em torno da obra, temática e autor.

 

Publicado em 1888, Os Maias: episódios da vida romântica, figura-se como uma das mais importantes obras-primas da Literatura Portuguesa. A obra retrata uma família portuguesa nos finais do século XIX e assume-se como uma crítica aos costumes sociais e políticos, da sociedade burguesa em Lisboa. Faz parte do Plano Nacional de Leitura como leitura recomendada para estudantes do 11º ano.

 

O romance realista centra-se em torno dos Maia, uma família aristocrata da Beira, ao longo de três gerações. O drama principal, foca-se na terceira geração representada por Carlos Maia e a relação incestuosa com Maria Eduarda.

 

Paula de Sousa Lima nasceu em Lisboa, filha de pais açorianos, e vive nos Açores desde os seis anos. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Literatura Portuguesa. É professora do ensino secundário, e lecionou enquanto docente do ensino superior por mais de uma década. No âmbito da investigação académica publicou artigos sobre literatura, língua e didáctica em revistas das especialidades.

Ao longo da sua carreira, escreveu vários romances, contos, crónicas e livros de poesia. É coautora de uma obra de gramática (Explicações de Português), publicada pela ASA.

 

O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países:

 

(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.

 

 

Detalhes

Data:
Abril 22
Hora:
18:00
Categoria de Evento: