Skip
A carregar Eventos

Clube de Leitura | Um passo para Sul com Conceição Mendonça

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove mais um encontro do Clube de Leitura, que terá lugar no próximo dia 17 de junho, às 18h00 na Sala Mundo.

O livro em destaque deste mês é Um passo para Sul, da autora Judite Canha Fernandes, selecionado por Conceição Mendonça, mediadora convidada para a sessão.

Lançado em 2019, Um passo para Sul é o romance de estreia da escritora portuguesa. A obra decorre entre os quatro arquipélagos no Atlântico onde se fala português (Açores, Madeira, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe). Entre o cruzamento de memórias e histórias, as personagens deste romance estão intrinsecamente ligadas pelo amor, mas também pela violência que é exercida sobre as mulheres.

Foi vencedor do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2018, instituído pela Estoril-Sol. O júri considerou o romance como uma obra de “alcance humano e social mais profundo”.

Conceição Mendonça nasceu na ilha de São Miguel, em 1955. Terminado o ensino liceal, seguiu para Lisboa, onde se licenciou em Filosofia pela Faculdade de Letras.

Lecionou em Setúbal, entre 1981 e 1984, ano em que regressou aos Açores.

Em Ponta Delgada, exerceu a docência nas Escolas Secundárias Antero de Quental, Domingos Rebelo e Laranjeiras, onde lecionou até à aposentação.

Na Escola Secundária das Laranjeiras exerceu os cargos de Assessora do Conselho Executivo e de Diretora da Biblioteca. Nesta condição, teve a possibilidade de desenvolver projetos com os alunos e a comunidade escolar.

Ainda como Diretora da Biblioteca promoveu sessões com diferentes escritores, entre eles José Cardoso Pires, João de Melo, Maria Ondina Braga, David Mourão-Ferreira, Helena Marques.

Estabeleceu pontes com outras escolas e com a Universidade, viabilizando encontros com convidados de diferentes áreas do saber, que partilharam a sua experiência e o seu conhecimento com a comunidade da Escola Secundária das Laranjeiras.

É co-fundadora do Clube de Leitura da ASSP-Açores, que vem dinamizando desde há um ano.

O Clube de Leitura é um projeto coletivo onde a conquista da voz diante da literatura é um dos mais revigorantes resultados da experiência que utiliza a língua portuguesa como passaporte para uma integração plena. Os objetivos deste clube são os já definidos por outras comunidades de leitores em diversos países:

(1) promover a democratização do acesso à leitura; (2) contribuir para a formação de um público leitor, crítico e criativo; (3) incentivar o debate, interação e a socialização do conhecimento; (4) formar mediadores de leitura e autonomizar os clubes após um período de incubação (de duração variável, a depender da dinâmica do grupo); (5) ampliar o tempo de leitura e o repertório dos participantes, além de incentivar o desenvolvimento do prazer pela experiência de leitura.

A entrada é livre!

Detalhes

Data:
Junho 17
Hora:
18:00
Categoria de Evento: