Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Exposição “Os Maias – uma visão insular”

No próximo dia 9 de julho, pelas 19 horas, a Biblioteca Publica e Arquivo Regional de Ponta Delgada abrirá, no espaço contemporâneo do Parque Atlântico, um Portal do Tempo e personagens saídas do século XIX caminharão por entre os visitantes!

O contexto será a inauguração de uma mostra que conta a fascinante história da primeira adaptação a teatro da obra Os Maias de Eça de Queirós, feita pelo ilustre açoriano José Bruno Tavares Carreiro.

Em 1903, quando jovem estudante em Coimbra, Tavares Carreiro apaixonou-se de tal modo por este romance que escreveu uma peça de teatro baseada nos amores de Maria Eduarda e Carlos da Maia. Após quarenta anos, durante os quais pensou ter perdido o manuscrito original, acabou por ser surpreendentemente contactado, com um pedido de quem o adquirira, num leilão. São estas as palavras emocionadas do autor, em missiva ao seu amigo Vitorino Nemésio:

“pelo último vapor, recebo como uma esmola uma carta de Robles Monteiro, a dizer-me que ele e a Amélia Rey Colaço querem por a peça em cena no Nacional! Caí das nuvens e nessa posição me conservo!”

Oferecemos pois, hoje ao público, testemunhos do manuscrito, provas fotográficas e programas autografados pelos atores, recortes de jornais, correspondência trocada e outras recordações – documentos do impressionante Arquivo Tavares Carreiro – convidando-o a disfrutar de mais esta viagem epocal, que vos proporcionamos com prazer.

Detalhes

Início:
9 Julho, 2021
Fim:
26 Setembro, 2021
Categoria de Evento:

Local

Centro Comercial Parque Atlântico

Organizador

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Telefone:
296305040
Site:
https://bparpd.azores.gov.pt