Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Mostra Documental: EM TORNO DAS SAUDADES DA TERRA

Comemorações dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso (1522-1591).

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada inaugura a mostra documental intitulada “Em torno das Saudades da Terra”, no próximo dia 7 de julho, pelas 18h00, associando-se às comemorações do 5º centenário do nascimento de Gaspar Frutuoso (1522-1591).

O manuscrito das Saudades da Terra, cuja autoria é atribuída a Gaspar Frutuoso, integrava desde a sua morte, a Livraria do Colégio de Todos os Santos em Ponta Delgada, existente então no atual edifício da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Após a expulsão dos Jesuítas de Portugal, o códice ficou entregue à custódia da família Borges Bettencourt, tendo sido posteriormente comprado por Duarte Borges da Câmara Medeiros. Permaneceu quase um século na posse da família dos marqueses da Praia e Monforte, que o ofereceu à Junta Geral de Ponta Delgada em 1950, com o desígnio de ficar à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

A importância deste códice para a memória coletiva dos arquipélagos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo-Verde justificou a sua reprodução em várias cópias, uma das quais seiscentista. É com base nestas que, entre 1873 e 1939, se publicaram as primeiras edições parcelares da obra de Frutuoso, sobre as quais incide a presente mostra documental, que assim pretende chamar a atenção para os antecedentes da publicação integral do manuscrito autógrafo, realizada na década de 1960.

A mostra estará patente até 31 de outubro de 2022, no Hall de Entrada da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Detalhes

Início:
7 Julho, 2022
Fim:
31 Outubro, 2022
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio S/N
Ponta Delgada, São Miguel 9500-054 Portugal
Telefone:
296305040

Organizador

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Telefone:
296305040
Site:
https://bparpd.azores.gov.pt