Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Mostra documental – “Expostos: uma perspetiva oitocentista”

O fenómeno dos expostos não é exclusivo do século XIX. Não obstante, o seu estudo é incontornável na abordagem histórico-social desse período. Urge não só o estudo a nível local, como a divulgação junto de quem procura conhecer melhor a história da família. Assim, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada apresenta a mostra documental “Expostos: uma perspetiva oitocentista”.

Os expostos ou enjeitados eram crianças recém-nascidas abandonadas em lugares públicos ou privados, que eram criadas pela caridade pública. As causas do abandono, quer fosse definitivo ou temporário, passavam, essencialmente, pela miséria e pela ilegitimidade.

Procuramos reunir documentos, provenientes de vários fundos deste Arquivo Regional, que testemunhassem a realidade do abandono infantil, que constituiu um grande flagelo social oitocentista, e o percurso de vida destas crianças até à idade adulta, ainda que, poucas fossem as que chegavam à idade adulta.

A seleção da documentação realizada por esta instituição materializou-se em atas da Junta Geral de Ponta Delgada, registos de batismo de expostos, livros de registo de expostos, autos de assoldamento ou emancipação de expostos, guias de crianças abandonadas e livros de registos de crianças abandonadas entregues às mães.

 

 

A mostra documental estará patente ao público de 20 de setembro de 2021 a 20 de novembro de 2021.

 

Público alvo: público em geral.

Calendarização: setembro/novembro de 2021.

Organização: BPARPD.

Detalhes

Início:
20 Setembro, 2021
Fim:
20 Novembro, 2021
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Largo do Colégio S/N
Ponta Delgada, São Miguel 9500-054 Portugal
Telefone:
296305040

Organizador

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada
Telefone:
296305040
Site:
https://bparpd.azores.gov.pt