- Este evento já decorreu.
Exposição Temporária | Nos 50 anos do 25 de abril – Mota Amaral
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, da Direção Regional da Cultura e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promovem um evento de homenagem a João Bosco Mota Amaral no próximo dia 22 de novembro às 18h no Palácio da Conceição em Ponta Delgada, com a inauguração da exposição intitulada: nos 50 anos do 25 de Abril: Mota Amaral.
Tendo como pano de fundo os anos da Revolução e da conquista da Autonomia, a exposição presta homenagem a João Bosco Mota Amaral, precursor da atual Autonomia Político-Administrativa dos Açores. Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril que, nas palavras de João Bosco Mota Amaral, “permitiu aos velhos sonhos insulares expandirem-se e alcançarem realidade em novos patamares, qualitativamente mais avançados”[1], a exposição pretende ser uma viagem na vida e obra desta figura incontornável dos Açores, de Portugal e da Europa. Ao testemunho da consolidação da Autonomia dos Açores, sua projeção externa e afirmação nacional antecedem a afirmação identitária de João Bosco Mota Amaral e os primeiros passos de um percurso político entre os anos de 1969 e 1974. Para além do que se encontra publicado na imprensa, o Arquivo Mota Amaral integra material inédito (correspondência, fotografias, discursos, recortes de imprensa, e outros) que documenta os bastidores da vida e obra de Mota Amaral e as reações que despertam.
A biblioteca particular e o arquivo Mota Amaral encontram-se à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, pelo que a presente exposição tem como suporte este acervo documental de significativa dimensão e relevância. A responsabilidade da custódia deste acervo, de inquestionável valor para a memória dos Açores e de Portugal, não se esgota na sua preservação e tratamento técnico pois, promover o acesso à informação e ao conhecimento, em múltiplas áreas do saber e em diversos formatos e suportes, com enfoque na temática açoriana é, igualmente, parte integrante da missão das Instituições de memória dos Açores, sendo o acervo Mota Amaral um dos mais significativos pelo seu riquíssimo conteúdo e significado documental, constituindo assim uma homenagem ao seu produtor. Como conhecedor profundo da história e vida do homenageado e homem de cultura, Luís Bastos, autor da obra intitulada João Bosco Mota Amaral: fotobiografia é o coordenador científico deste evento, cuja produção está a cargo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
[1] AMARAL, João Bosco Mota – Reflexões sobre a Autonomia. In: Diário dos Açores. Ponta Delgada:1988. Com o pseudónimo “Autonomista” João Bosco Mota Amaral publica uma serie de artigos sobre o estado da autonomia regional.