Skip

Documento do mês

Este ano comemoramos os 110 anos da Implantação da República Portuguesa, pelo que a seleção do documento do mês incidiu na Ata da Sessão da Câmara Municipal de Ponta Delgada, de 7 de outubro de 1910, onde consta a adesão dessa câmara ao regime republicano.

Nesta ata é referido que a decisão da câmara refletia o ânimo com que a população do concelho e da ilha estava a aderir ao novo regime e pela circunstância da presidência do Governo Provisório ter sido entregue a Teófilo Braga, uma ilustre personalidade natural de Ponta Delgada. Mais é dito que a Câmara deliberou dirigir um telegrama de saudação a Teófilo Braga e proceder à proclamação da República nos Paços de Concelho, no dia e hora que forem aprovados pelo novo Governador Civil do Distrito de Ponta Delgada.

A implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional, obrigando o último rei português, D. Manuel II, a ir para o exílio.

Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à chamada “Primeira República”.

 Legenda do documento do mês:

– Ata da sessão da Câmara Municipal de Ponta Delgada de 7 de Outubro de 1910.

BPARPD. Câmara Municipal de Ponta Delgada, Lv. 62, 1910 Set. 16 – 1911 Fev. 16, fls. 7-8 v.