Skip

Documento do mês

Os registos paroquiais são constituídos pelos documentos produzidos numa paróquia no decurso da sua atividade. Os mais utilizados para os estudos de genealogia (ciência que estuda a origem das famílias e as suas ramificações) são os registos de batismo, de casamento e de óbito.

O documento deste mês pertence a um livro de registo de batismos da igreja do Rosário, Lagoa, onde o padre regista todos os batismos realizados naquela igreja. Nele podemos obter informações sobre a data em que se realizaram os batismos (dia, mês e ano), o nome das crianças, dos pais, dos padrinhos e do padre.

A particularidade do último registo é que antes de assinar o padre Pedro da Ponte refere um acontecimento que não está relacionado com o batismo mas que preocupava e assustava as pessoas: «(…) nestes dias há nesta ilha grande sucesso [no sentido de acidente, acontecimento] causado de arrebentarem as Furnas com grandes estrondos.» O padre ficou de tal forma impressionado que após o registo de batismo descreveu os fenómenos que aconteceram nos dias que se seguiram à erupção vulcânica de 3 de setembro de 1630, junto à Lagoa das Furnas, e que durou três dias:

«Segunda-feira à noite dois deste mês tremeu a terra mui principalmente em Vila Franca e seu termo da meia-noite avante pouco mais ou menos arrebentou grandíssimo fogo na lagoa das Furnas […], ao dia seguinte terça feira saiu muitas nuvens de cinza daquela parte para o ar em nuvens mui bastas e grossas de que a quarta feira caiu grandes cinzeiros que durou alguns três dias enchendo e cobrindo as terras por aquela banda por esta vila e outras partes desta ilha. […] A quinta – feira cinco do mês nasceu o dia mui turvo e escuro mas às onze horas e meia até à uma hora […] escureceu o dia de tal sorte […] como se fora a mais escura noite de inverno […] só ponho isto por se saber que aconteceu nesta era e mês este desastrado processo pois é livro que deve durar muitos anos que tem obrigação de o guardarem.»

Resumindo, o autor da notícia refere que a erupção vulcânica foi precedida de tremores de terra, durou dois dias e causou grandes estragos. Sabe-se que morreram 191 pessoas, muitos animais e as terras ficaram soterradas sob espessas camadas de pedra-pomes e cinza.

 

Legenda do documento do mês:

– Notícia sobre a erupção das Furnas de 03 de setembro de 1630, pelo Cura de N.ª Sra. do Rosário, Pe. Pedro da Ponte, inserida após um assento de batismo datado de 04 de setembro de 1630. BPARPD –  Paróquia de Rosário (Lagoa), Registo de batismos (1626 – 1663), fl. 15.