Skip

Documento do mês

Homenagem a António Feliciano de Castilho

pela Câmara Municipal de Ponta Delgada

 

O documento que se apresenta este mês é a ata da sessão de 8 de junho de 1885, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na qual o então presidente, Dr. Aristides Moreira da Mota (1), propõe a alteração do nome da Rua do Lameiro para Rua do Castilho, como forma de homenagem e gratidão a António Feliciano de Castilho (2), que residira nesta cidade, de 1847 a 1850, na casa n.º 12-14 da referida rua.

Na ata, salienta-se o logar distincto na litteratura moderna que Castilho ocupa, devido ao seu methodo de ensino de leitura, tendo sido um benemerito da instrucção popular, e por isso lembrado como fundador da Sociedade dos Amigos das Letras e Artes, a que se deveo a creação e sustentação de muitas escolas primarias em Ponta Delgada e em outros povoados d’esta ilha.

É deste modo que se faz referência a um dos mais expressivos representantes do romantismo em Portugal, a par de Almeida Garrett e de Alexandre Herculano, embora o envolvimento na “Questão Coimbrã”, a famosa querela literária que opôs Castilho aos açorianos Teófilo Braga e Antero de Quental, o tenha afastado das honras nacionais que envolvem os outros nomes aqui referenciados.

Apesar da homenagem da Câmara Municipal de Ponta Delgada a António Feliciano Castilho se centrar no papel de pedagogo e de romancista – que, durante três anos, tornou a Rua do Lameiro num lugar de tertúlia artística, chegando a rebatizá-la efemeramente como Rua das Artes (3) –, a sua passagem pela ilha de S. Miguel traduz-se numa intensa atividade que extravasa a produção literária.

A par da escrita literária e da participação em conferências sobre temas como a instrução pública e o teatro, Castilho assume, durante a sua estada micaelense, a convite de André do Canto, o lugar de redator principal de O Agricultor Michaelense, periódico de referência da Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, cuja publicação havia sido interrompida desde 1845. A sua participação dá um novo alento à gazeta, seja pela dignidade literária que imprime na redação de notícias que visavam o melhoramento da atividade agrícola micaelense (4), seja pela significativa melhoria gráfica, ao ser responsável pela introdução da gravura em madeira, até então desconhecida na tipografia local.

O nome de António Feliciano Castilho fica, deste modo, inscrito na história local, associando-se ao grupo de terratenentes da ilha de S. Miguel, responsáveis pela criação da primeira associação agrícola portuguesa, o que, não sendo lembrado na ata da Câmara Municipal que rebatiza a Rua do Lameiro para Rua do Castilho, não deve ser, de todo, esquecido.

 

(1) – Vereação também composta pelo Barão das Laranjeiras (Duarte Borges de Medeiros da Costa Canto e Albuquerque), Victoriano Sequeira, António Machado Álvares Cabral, D. Joaquim de Mello Manoel da Câmara e Manuel Chalupa.

(2) – Nasceu em Lisboa, freguesia de Santa Isabel, a 28 de janeiro de 1800, e aí faleceu, na freguesia da Encarnação, 18 de junho de 1875, tendo-se formado em Direito, na Universidade de Coimbra (1822). Por decreto de 25 de maio de 1870, foi-lhe concedido o título de visconde de Castilho, em duas vidas.

Para mais informação sobre a vida e a atividade de Castilho em Ponta Delgada, consulte-se, por ex.º:

RILEY, Carlos Guilherme – António Feliciano de Castilho na ilha de São Miguel (1847-1850). 2018. In Arte, Cultura e Património do Romantismo: Actas do 2.º Colóquio “Saudade Perpétua”. [S. l.]: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, [2020]. P. 18-29.

[Disponível em linha: https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/arte-cultura-e-patrimonio-do-romantismo-actas-do-2-o-coloquio-201csaudade-perpetua201d/antonio-feliciano-de-castilho-na-ilha-de-sao-miguel-1847-1850].

(3) – Cf. nota 13, p. 25, do artigo citado na nota anterior.

(4) – Sobre a SPAM e O Agricultor Michaelense, veja-se, por exemplo:

ENES, Carlos – Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense. [S. d.].

[Disponível em linha: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=10194], bem como o artigo supracitado.

 

 

Legenda do documento do mês:

Ata da sessão em 8 de Junho 1885, da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Ponta Delgada, 8 de junho de 1885.

BPARPD. Arquivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Atas das sessões (Maio de 1884 a Setembro de 1886), fl.s 55v.º – 56 – CMPDL, lv. 45.