Skip

Documento do mês

LOJA UNIÃO AÇORIANA

Um testemunho da atividade maçónica em Ponta Delgada na década de 1830

 

 

Parte do arquivo da Loja maçónica “União Açoriana”, composto por documentação escrita e insígnias/joias cerimoniais, deu entrada na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada em 2005, após ser adquirido num Leilão em Lisboa, cujo catálogo foi publicado pelo Livreiro Pedro de Azevedo[1].

 

Esta Loja ergueu colunas – para empregar a terminologia maçónica – em Ponta Delgada, pouco antes do Exército Libertador partir dos Açores rumo à praia do Mindelo em Junho de 1832. Foi “a primeira que os liberais constituíram em território nacional conquistado ao absolutismo [e] na numeração de 1840 do Grande Oriente Lusitano recebeu o primeiro lugar.”[2]

 

O seu núcleo dirigente inicial era composto por homens fiéis a D. Pedro e próximos de José da Silva Carvalho, ministro do Governo da Regência, merecendo destaque a figura do Secretário da Loja, José Joaquim de Almeida Moura Coutinho (1801-1861), o qual após ser ferido em combate no cerco do Porto é nomeado Juiz da Relação dos Açores (junho 1833), fixando então residência em Ponta Delgada. Moura Coutinho, que adotou o nome maçónico de Licurgo, foi o grande dinamizador da Loja “União Açoriana” nos seus primeiros cinco anos de existência. Decretou a criação do selo e timbre que a identificavam[3], reproduzidos no final de alguns documentos[4], e impulsionou o recrutamento de homens da terra para o seu seio, pois considerava “urgente e indispensável a admissão de todas as autoridades e pessoas desta ilha que, pela sua honra, carácter, virtudes e representação, pudessem concorrer a aumentar a nossa força moral.”[5]

 

Efetivamente, logo no primeiro semestre de 1833, um número significativo de figuras proeminentes da sociedade local é admitido na Loja, entre as quais cabe salientar Duarte Borges da Câmara Medeiros, que aí recebeu a sua iniciação maçónica antes de ser eleito para a Câmara dos Deputados no ano seguinte. Do conjunto de iniciativas levadas a cabo neste período, sublinhe-se a proposta feita em novembro de 1834 pelo médico-cirurgião José de Almeida e Silva no sentido dos membros da Loja adquirirem, “uma imprensa adequada às precisões da terra [para] instituir um periódico político, agrónomo e moral, em que se proponham os meios de melhorar a agricultura, e se sustentem as verdadeiras doutrinas liberais e cristãs.”[6]

 

Foi neste prelo que se imprimiu o Constitucional Michaelense[7], um dos primeiros periódicos dados à estampa em Ponta Delgada (7 setembro 1835), surgido na esteira do Açoriano Oriental (7 abril 1835), para cujo aparecimento José de Almeida e Silva já tinha alertado os seus correligionários – “Havendo bem fundada presunção de que os membros que compõem a Loja 2 de Agosto[8], existente ao Oriente desta cidade, pretendem pôr uma imprensa, para o que já́ têm uma boa quantidade de tipos que pertenceram, ou ainda pertencem, ao médico Borralho.”[9]

 

A introdução da imprensa, bem como a formação de partidos políticos – Cartista e Setembrista – que representavam as diferentes tendências no campo liberal micaelense, são indissociáveis da dinâmica criada pela adversidade entre estas duas Lojas maçónicas ao longo da década de 1830[10]. Com o regresso de Moura Coutinho a Lisboa em 1839, as atividades da Loja “União Açoriana” diminuíram significativamente, agora entregues à direção de Duarte Borges da Câmara Medeiros, agraciado com o título de Visconde da Praia em 1845 e chefe do partido Cartista na ilha de S. Miguel.

 

Esta poderá ser a razão pela qual o conjunto documental terá ficado na posse da família Praia e Monforte, constituindo, atualmente, um subfundo do Arquivo Praia e Monforte, à guarda da BPARPD, cuja descrição pode ser consultada em https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1014753.

 

 

[1] Vd. Biblioteca dos Marqueses da Praia e Monforte. Lisboa: Pedro de Azevedo Leiloeiro – Livreiro. 2004, pp. 91-92, lote nº 595.

 

[2] Cf. A.H. Oliveira Marques. Dicionário de Maçonaria Portuguesa, vol. II, col. 1452.

 

[3] Vd. BPARPD. Arquivo Praia e Monforte – Loja União Açoriana, cx. B, doc. 1-8.

 

[4] Cf. Diploma nomeando a comissão encarregue da instalação da Loja Amor da Liberdade, na Horta (BPARPD. APM – LUA, cx. B, doc. 1-12).

 

[5] Cf. Actas das Sessões da Loja União Açoriana (1833- 1840), fl. 13 (BPARPD. APM – LUA, cx. A, n.º 2).

 

[6] Vd. BPARPD. APM – LUA, cx. B, doc. 3-37.

 

[7] O Constitucional Michaelense. Nº 0 (7 set. 1835) – Nº 13 (17 dez. 1835). Ponta Delgada: Imprensa do Constitucional (rua dos Mercadores, 76). Editor José Maria da Silva.

 

[8] A Loja 2 de Agosto (designação que se reportava à data do combate da Ladeira da Velha), organizada em torno de Manuel Medeiros Albuquerque, reunia as principais figuras do futuro partido Setembrista.

 

[9] Cf. BPARPD. APM – LUA, cx. B, doc. 3-46.

 

[10] Vd. Francisco Maria Supico. “História da Maçonaria em S. Miguel”. In: Escavações, vol. III. Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1995, pp. 814-15.