Skip

Documento do mês

A Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense é criada a 11 de janeiro de 1843 com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura na ilha de S. Miguel através do desbravamento de terras incultas, adoção de métodos científicos, contato com associações estrangeiras e de divulgação, através do seu jornal “O Agricultor Micaelense”, de espécies de plantas suscetíveis de se adaptarem ao solo e clima da ilha. É a primeira sociedade agrícola do País.

Ligada à sua ação surgem alguns dos mais importantes jardins de São Miguel e desenvolvem-se culturas de substituição da laranja como tabaco, ananás, espadana e chá.

No âmbito do desenvolvimento da cultura e fabrico do chá, com base na planta Camellia Sinensis (originária do sudeste da China), cujas primeiras sementes foram introduzidas em São Miguel por volta de 1820 por Jacinto Leite Pacheco nas suas propriedades das Calhetas, são contratados em Macau dois chineses, Lau-a-Pan (mestre) e Lau-a-Tang (ajudante e interprete), que chegaram a Ponta Delgada no dia 5 de março de 1878 e aqui permaneceram até julho de 1879, com o intuito de ensinar e dirigir todos os trabalhos da cultura e preparação do chá.

O contrato estabelecido entre a SPAM e os dois chineses foi assinado no dia 13 de novembro de 1877, no Palácio do Governo de Macau, sendo este o documento de destaque este mês.

 

Legenda do documento do mês:

– Certidão do contrato celebrado entre a SPAM e Lau-a-Tang. Macau, 13 nov. 1877. BPARPD, Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, nº 106.