Vestígios de uma oficina metalúrgica na Calheta, Ponta Delgada
A par da mostra documental “Indústria micaelense no século XIX”, a inaugurar no dia 16 de dezembro na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a rubrica deste mês apresenta os desenhos acompanhantes do processo para concessão de alvará de licença de uma fábrica que ainda podemos vislumbrar, a Fundição da Calheta.
Decorrente do 2.º surto industrial na ilha de São Miguel, esta fábrica surge no início do século XX e dedicava-se a variadas vertentes industriais ligadas à metalurgia, como a fundição de ferro e de bronze e as necessárias forjas, mas igualmente à serralharia mecânica e carpintaria. Posteriormente, esta segunda vertente deu lugar à torrefação de chicória, na década de 1930.
Em 1917, deu entrada no antigo Governo Civil do Distrito de Ponta Delgada o processo de concessão de licença para o estabelecimento dessa Oficina de fundição de ferro, metal e ligas metálicas com forjas de metais e serralherias[1]. Acompanhando esse processo, encontram-se os desenhos que ilustram as fachadas e os alçados dos vários corpos da fábrica, bem como as plantas de localização e implantação da Fundição.
Atualmente, esses edifícios continuam a destacar-se na malha urbana da Calheta, lugar marcado pela implantação de inúmeras fábricas ao longo do século XX e XXI, embora já não em laboração.
[1] Para mais informações, consulte o registo de descrição do processo – https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1567407.
Desenhos inseridos no processo de concessão de licença para o estabelecimento de uma Oficina de fundição de ferro, metal e ligas metálicas com forjas de metais e serralherias.
Prédio sem número, sito na Rua da Calheta da freguesia de São Pedro, concelho de Ponta Delgada.
Inclui desenhos dos alçados e das plantas de localização e implantação.
BPARPD. Arquivo do Governo Civil de Ponta Delgada, cx. 2729, doc. 36, fl. 3-5.
Vistas parciais da Fundição da Calheta.
Provavelmente captadas na década de 1980.
BPARPD. Coleção Manuel Silveira Paiva, cx. 20, n.ºs 207 e 208 (cotas provisórias).
Coordenação: Seleção e texto: Design:
Jorge Frazão de Mello-Manoel Lia Gomes Anabela Carvalho Cabral
Odília Gameiro
Transferência de suporte: Divulgação:
Alexandra Travanca Anabela Carvalho Cabral
Paula Rolo João Araújo
Sónia Freitas Sónia Freitas