A rubrica deste mês destaca um dos inúmeros documentos iconográficos da mais recente coleção publicada pelo Arquivo Regional de Ponta Delgada no catálogo dos Arquivos Regionais dos Açores: a coleção Scheer[1].
Apesar da preponderância da temática da baleação micaelense, é igualmente registada, pelos Drs. Georg e Ulrich Scheer, a vivência nas ilhas açorianas, não só a nível de usos e costumes, como a sua flora e fauna. É selecionado, este mês, um diapositivo a cores que ilustra um meio de transporte invulgar em terras açorianas: um trenó de vimes[2]. Similar aos utilizados na ilha da Madeira (conhecidos como Carros de Cesto), este trenó é puxado por um boi, tendo esta fotografia sido captada na Fajãzinha, Lajes das Flores, como se pode confirmar pela Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, ao fundo[3].
Convidamos a percorrer a coleção Scheer no catálogo. É maioritariamente composta por documentos iconográficos, embora comporte outras tipologias documentais, como audiovisual, sonoro e escrito. O foco é claramente na ilha de São Miguel, mas as restantes ilhas dos Açores, e também a Madeira, são representadas.
[1] Disponível para consulta: https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1696191.
[2] Disponível para consulta: https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1699989.
[3] Também referida como Igreja Paroquial da Fajãzinha. Para mais informações, consulte: http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=29928.
Boi com trenó de vimes (grossão).
Local: Fajãzinha, Lajes das Flores, Flores, Açores, 4 jul. 1964.
Diapositivo em caixilho (5 x 5 cm.), cor, acetato de celulose.
BPARPD. Arquivo Scheer. Ulrich Scheer, cx. 1, 123.
Coordenação Pesquisa e texto Seleção Design
Jorge Frazão de Mello-Manoel Lia Gomes Lia Gomes Anabela Carvalho Cabral
Odília Gameiro Jorge Frazão de Mello-Manoel
Divulgação
Anabela Carvalho Cabral
João Araújo
Sónia Freitas