Skip

Documento do mês | março

Carta de confirmação de mercê a Rui Gonçalves da Câmara, conde de Vila Franca e capitão da ilha de S. Miguel

 

Selecionada para documento deste mês, apresenta-se uma carta de Filipe II (D. Filipe I de Portugal), de 1593, pela qual é confirmada a Rui Gonçalves da Câmara, conde de Vila Franca, do Conselho Régio e capitão da ilha de S. Miguel, a mercê dos anteriores reis D. João III, D. Sebastião e D. Henrique, concedendo autorização para criação do cargo de meirinho, na mesma ilha. O documento, pertencente ao Arquivo dos Condes da Ribeira Grande, transcreve as cartas régias anteriores, sendo datada de 30 set. 1552 a carta de D. João III, de concessão da mesma mercê a seu pai, Manuel da Câmara.

O conjunto documental designado como Arquivo Condes da Ribeira Grande deu entrada no Arquivo Regional de Ponta Delgada, em 2017, encontrando-se o resultado do trabalho de descrição disponível em https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1583149. Trata-se, no entanto, de apenas uma parte do arquivo familiar, acumulado ao longo de, pelo menos, ca. 450 anos, pois são notórias a reduzida quantidade de documentos e dimensão total. Deduz-se, assim, que outras parcelas do que terá sido o Arquivo dos Condes da Ribeira Grande se terão perdido ou se conservem na posse de descendentes da família.

 

Carta de Filipe II (D. Filipe I de Portugal), de confirmação, a Rui Gonçalves da Câmara, conde de Vila Franca, do Conselho Régio e capitão da ilha de S. Miguel, de mercê dos anteriores reis D. João III, D. Sebastião e D. Henrique, concedendo autorização a seu pai, Manuel da Câmara, para criação do cargo de meirinho, na mesma ilha. Lisboa, 18 jun. 1593.

Carta de D. João III datada de 30 set. 1552.

BPARPD. Arquivo Condes da Ribeira Grande, cx. 2, doc. 27.

Descrição disponível em: https://arquivos.azores.gov.pt/details?id=1583477

 

Ficha técnica:

 

Coordenação:                                                                  Pesquisa, seleção e texto:                                            Design:

Jorge Frazão de Mello-Manoel                                    Jorge Frazão de Mello-Manoel                                  Anabela Carvalho Cabral

Odília Gameiro

 

Transferência de suporte:                                            Divulgação:

Alexandra Travanca                                                       Anabela Carvalho Cabral

Sónia Freitas