Skip

Sugestão de leitura

A 24 de fevereiro celebram-se 177 anos do nascimento de Teófilo Braga. Figura incontornável da história de Portugal tem um especial destaque na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada pois o seu acervo/espólio está depositado nesta Instituição. Composto por cerca de 10000 títulos, que abrangem diversas áreas do conhecimento, como a Literatura, História e Filosofia, contém ainda mais de 200 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros. A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada tem disponível, para visita, uma sala dedicada a este ilustre micaelense, com o objetivo de dar a conhecer a biografia e bibliografia, assim como alguns aspetos relevantes desta figura singular.

Teófilo Braga nasceu na cidade de Ponta Delgada onde cedo começou a dar os primeiros passos na vida literária. Fundou o semanário O Meteoro e em 1859 publicou o seu primeiro livro de versos, Folhas Verdes, inspirado no seu primeiro amor. Em 1861, com 18 anos, partiu para Coimbra onde se matriculou na Faculdade de Direito terminando o curso em 1867, obtendo quatro anos depois, através de um concurso, a cadeira de professor de literatura do Curso Superior de Letras em Lisboa. Implantada a República Portuguesa, Teófilo Braga presidiu ao Governo Provisório voltando a ocupar, cinco anos mais tarde, a suprema magistratura da nação. Aos 81 anos de idade, dia 28 de janeiro de 1924, faleceu na sua casa, em Lisboa.

Para uma primeira e breve abordagem à importância de Teófilo Braga nas letras e na política do país, destacamos a obra de Manuel Ferreira, abaixo descrita e de onde foi retirada a imagem da caricatura. As palavras de Manuel Ferreira enaltecem este Homem, colocando-o na primeira linha dos ilustres micaelenses.

 

Disponível para empréstimo domiciliário

FERREIRA, Manuel. Homens sombras e estrelas. [Ponta Delgada]: [s.n.], 2001, pag. 22

EMP AÇORES 82-92 FER/hom v.1