Skip

Sugestão de leitura

No mês que se comemora o centenário do seu nascimento, Amália: uma estranha forma de vida é uma fotobiografia da autoria de Vítor Pavão dos Santos, com fotografias de Augusto Cabrita (1923-1993) e do Arquivo do Museu Nacional do Teatro.

Amália da Piedade Rebordão Rodrigues nasceu a 1 de julho de 1920 em Lisboa, foi uma cantora, atriz e fadista portuguesa, aclamada como a voz de Portugal e uma das mais importantes cantoras do século XX. Ficou conhecida mundialmente como a Rainha do Fado devido ao simbolismo que este género musical tem com a cultura popular portuguesa. Cantou os poemas dos grandes autores portugueses e foi uma embaixadora de Portugal no mundo.

Faleceu em Lisboa a 6 de outubro de 1999 e tal como outras figuras ilustres do nosso país, Amália está sepultada do Panteão Nacional, para onde os seus restos mortais foram trasladados do Cemitério dos Prazeres em 2001.

Através desta fotobiografia é possível percorrer diversos momentos marcantes da sua carreira com mais de 50 anos. Está dividia em cinco partes distintas e devidamente datadas:

  • Amália hoje;
  • Ao princípio 1920-1938;
  • A consagração nacional 1947-1955;
  • Consagração internacional 1956-1961;
  • Uma voz para sempre 1962-1992.

A acompanhar estes momentos podemos ver fotografias de Amália no seu quotidiano em sua casa, notícias em jornais e revistas, concertos, viagens, encontros com figuras importantes da sociedade portuguesa e internacional, a sua participação no cinema, no teatro, entre outros e finaliza com toda a discografia da fadista.

Vítor Pavão dos Santos nasceu em Lisboa em 1937 é um biógrafo, teatrólogo e museólogo conhecido do panorama artístico português.

 

Disponível para empréstimo domiciliário

 

SANTOS, Vítor Pavão dos – Amália: uma estranha forma de vida. Lisboa: Verbo, D.L. 1992.

 

EMP 784.4 SANT/amá