Skip

Sugestão de Leitura

As Etiópicas de Hugo Pratt

A obra As Etiópicas do italiano Hugo Pratt é uma ótima sugestão de leitura para todos os que gostam de banda desenhada e de muita aventura. Esta monografia datada de 2019 é a última edição da coleção Corto Maltese. O mesmo é a personagem principal de uma vasta coleção de quadrinhos de aventura.

As Etiópicas são um conjunto de quatro histórias passadas, essencialmente, na zona onde se situa a Etiópia. As histórias são: em nome de Alá, o misericordioso e compassivo, o golpe de misericórdia, outros Romeus e outras Julietas e os leopardos.

Esta aventura decorre no final da 1ª Guerra Mundial em que os ingleses tentam acabar com a influência Alemã em África. Corto acompanha Cush e a obra assenta na relação que se vai construindo entre os dois. Corto Maltese é um marinheiro da Marinha Mercante, homem de grandes horizontes e completamente livre de pensamento, por outro lado, Cush é um fervoroso seguidor de Alá embora possa infringir algumas regras do Corão apenas para contrariar quem quer mandar nele.

Hugo Pratt é, unanimemente, considerado um dos maiores desenhadores do mundo, nasceu em Itália em 1927. As suas bandas desenhadas, as suas obras gráficas e aguarelas são expostas nos maiores museus, do Grand Palais à Pinacoteca de Paris, sem falar do Vittoriano, em Roma, o Ca’ Pesaro, em Veneza ou o Santa Maria della Scalla em Siena.

Hugo Pratt definia as suas histórias com o termo «literatura desenhada». Viveu em Itália, Argentina, Inglaterra, França e Suíça. Grande viajante, atravessou praticamente o mundo todo. A sua personagem mais famosa é Corto Maltese, nascido a 10 de Julho de 1887 em La Valletta, ilha de Malta. Filho de mãe cigana andaluza e pai marinheiro da Cornualha, apareceu pela primeira vez nas páginas da revista Sergeant Kirk, em 1967.

 

Disponível para empréstimo domiciliário no fundo de Banda Desenhada na Sala Multimédia

 

PRATT, Hugo. As Etiópicas. 1ª ed. Estoril: Geomais, 2019