A obra A Criança e o livro: aspetos psicológicos, pedagógicos e literários é composto por três estudos da autoria de Victor Fontes, Leonor Botelho e Mário Sacramento.
No mês que se comemora do Dia Internacional do Livro Infantil, destaca-se o papel do livro e da leitura na infância. A leitura permite participar, construir ambientes e emoções que o autor transmite, as exigências psicológicas dos autores nas idades infantis são muitas, mas a “fantasia” e a ”moral do conto” são fundamentais.
A nível pedagógico a relação criança/livro traduz-se em aprendizagem, ou seja, aquisição de conhecimento, capacidade de pensar/ tomar consciência e passar do pensamento à ação. A leitura também é um meio de informação pessoal e social, na infância contribui para o processo de desenvolvimento integral e harmonioso de cada criança, porque estimula a imaginação e satisfaz a afetividade e a curiosidade.
Quanto á parte literária existe uma necessidade em usar elementos que “atraiam” a atenção da criança, como por exemplo a imagem e o tipo de linguagem.
Sobre os autores:
Victor Fontes (1893-1979) era natural de Lisboa, foi pedopsiquiatra e professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Leonor Botelho (1915-1996) nascida em Castelo Branco ingressou no curso de Assistente Social pelo Instituto de Serviço Social, foi professora e alta funcionária pública.
Mário Sacramento (1920-1969) era natural de Ílhavo, foi um médico, escritor neorrealista, ensaísta e político português. Destacou-se como figura do movimento de oposição democrática ao regime do Estado Novo.
Disponível para empréstimo domiciliário na Sala de Leitura
FONTES, Victor; BOTELHO. Leonor; SACRAMENTO. Mário Emílio de Morais; A criança e o livro: aspectos psicológicos, pedagógicos e literários. Lisboa: Livros Horizonte, [197-].
EMP 159.92 FON/cri