No mês da comemoração do centenário do nascimento de Vasco Gonçalves, destaca-se a obra Vasco Gonçalves: um General na Revolução, uma entrevista de Maria Manuela Cruzeiro. São relatos na primeira pessoa de uma vida plena de dedicação e serviço a Portugal.
Vasco dos Santos Gonçalves nasceu a 3 de maio de 1921 em Lisboa, foi um general e político português da segunda metade do século XX e ainda desempenhou o cargo de Primeiro Ministro de Portugal nos II, III, IV e V Governos Provisórios. Ingressou na carreia militar como engenheiro e foi professor na Escola do Exército, combateu na Guerra Colonial e em dezembro de 1973 aderiu ao Movimento dos Capitães.
Como Primeiro Ministro foi um dos principais promotores de grandes alterações sociais e económicas no nosso país, como por exemplo, o salário mínimo, os subsídios de férias e de desemprego e a licença de parto. Também a reforma agrária, nacionalizou várias empresas bancárias, seguradoras, indústrias, transportes públicos, entre outros.
O General Vasco Gonçalves faleceu em Almancil a 11 de junho de 2005 aos 83 anos.
Maria Manuela Cruzeiro é investigadora do Centro de Estudos Sociais – Núcleo de Estudos Culturais Comparados. Foi investigadora do Centro de Documentação 25 de abril, da Universidade de Coimbra de 1987 a 2009 e responsável pelo projeto de História Oral.
Disponível para consulta presencial na Livraria Particular de António Borges Coutinho
GONÇALVES, Vasco – Vasco Gonçalves: um general na revolução. 3ª ed. Lisboa: Editorial Notícias, 2002.
ABC 1069 RES